1º encontro de meseiras de Brasília – DF

No último sábado (9), foi realizado o 1º encontro de meseiras de Brasília. O evento tem como organizadora, a professora Élida Borges que criou um grupo no Facebook para incentivar a arrumação de uma belíssima mesa para família, amigos e em eventos sociais, tradição que adquiriu desde criança, quando morava no interior de Minas Gerais. Ela conta com a ajuda de três amigas para realizar o gerenciamento da comunidade que a partir deste momento, possui mais de 27 mil participantes e tem ajudado muitas mulheres a desfrutar de uma boa mesa e compartilharem suas experiências.

No evento, vários expositores escolheram produtos selecionados para apresentar, tais como Shopping da Casa, com seus lindos criados mudos; a Multilar Utilidades; o Ateliê Mimoart, dentre outros. Além disso, as meseiras, como são conhecidas, deram depoimentos da cura de depressões e outros relatos.

Para animar ainda mais a tarde houveram palestras, workshop para a montagem de arranjo de flores, sorteios e brindes de lojas como a Camicado e de presentes ideais para a organização das mesas como pães de mel, jogo de talheres, bandejas e até uma pipoqueira para os convidados.

Palestras das Meseiras

20160709_161953

A Arte de Receber no Lar

Uma das palestrantes foi Juliana Caroba, participante do grupo que deu detalhes sobre ‘A Arte de Receber no Lar‘. Para ela, os três ingredientes básicos para receber pessoas em sua casa são Deus, Amor e Conforto. Na prática, selecionamos algumas dicas citadas por ela, de como um anfitrião deve receber seus convidados:

1. Definir o que fará no evento (almoço, jantar, lanche) e ligar para fazer o convite;
2. Planejamento
– Definir a data do evento (não é necessário seguir regras);
– Definir o cardápio (composto por aperitivos, prato principal e sobremesa);
– Conhecer o perfil dos convidados (saber se são alérgicos, vegetarianos ou se tem restrição a algum tipo de comida, por exemplo);
– Cuidar da decoração: procure fazer tudo com amor e use o que tiver em sua casa.
3. Convide amigos, familiares, colegas de trabalho e conhecidos.

Etiqueta à Mesa

Mesa-nude-decoracao-meseiras

Uma das palestras especiais organizadas foi a ‘Etiqueta à Mesa‘, de Élida Borges. Ela abordou os cuidados de como se portar à mesa.

“Servir com amor e carinho é essencial em qualquer situação, mas é necessário conhecer as regras para anfitriões e convidados de como se comportar à mesa”, ressaltou.

Ela explicou o que é etiqueta e a sua importância em qualquer evento social, deu dicas relevantes para os convidados como ‘ser elegante ao sentar, não apoiar os cotovelos na mesa, não falar de boca cheia, etc.‘, mostrou qual deve ser a posição dos talheres e como praticar.

Mas afinal, o que são meseiras?

Para quem nunca ouviu falar ou realmente não faz ideia do que significa ser meseira, Valéria Cristina, da Bela Diva – Artesanato Sofisticado, criou uma definição para o termo que foi lida no dia do evento. De acordo com ela:

Meseira, palavra em português que não existe no dicionário de português.
OI? Como assim não existe??? 😲
É, não existe. 😞
Foi assim que me peguei pensando hoje final da tarde após uma conversa entre meseiras. Afinal, o que é uma meseira?
Alguns dizem que somos “consumistas”, “gastadoras”, “exageradas”…
É. Somos mesmo!
Somos consumistas de tudo que nos torna felizes.
Somos gastadoras de tempo cuidando de detalhes que consideramos importantes para nossos lares.
Somos exageradas no amor que doamos à nossa família.
Mas não é só isso, não…
Meseira sonha, e realiza.
Meseira corre atrás, luta com unhas e dentes por um prato.
É, por um prato rs.
Mas lutamos com unhas feitas e dentes sorrindo tá? Porque meseira é fina. Não é fina no sentido de “rycaaaa”, não. Meseira é elegante… meseira não dá barraco. Meseira é educada, gentil.
E o prato, ahhhh mas não é qualquer prato, é “aquele” prato! Sabe?
E porque tem que ser só “aquele”??? Porque nossa família não é qualquer família, portanto nossa mesa não é qualquer mesa e o prato não pode ser qualquer prato oras! rs
Porque quando nos dispomos a pôr a mesa para a família ou para os amigos empregamos ali não só um prato, um sousplat… ali tem muito amor! O cuidado em cada detalhe, a vontade de harmonizar o ambiente, o desejo de ver o sorriso no rosto de quem amamos. E aquele prato, não precisa ser chique, não…
Meseira usa louça Oxford, Duralex, de plástico… Meseira não é um status, é um estado de espírito.
Muitas vezes as mesas mais lindas que já vimos por aqui foram também as mais singelas.
Pôr a mesa não é só colocar um monte de coisas bonitas em cima. A beleza está no amor com que tudo é feito. Chegar numa casa e ver tanto carinho é um afago na alma, uma simples refeição vira um evento. O sorriso no rosto dos filhos com aquele porta-guardanapos de super-herói ou de princesa. O sorriso do marido com aquela taça linda com uma boa bebida geladinha…
Ser meseira é ser generosa, carinhosa, atenciosa… ser meseira é gastar dinheiro não com coisas mas com momentos. Momentos que ficam na lembrança de quem os vive. Ser meseira é sair do Guará pro Gama atrás de uma xícara, e voltar de lá arrasada porque alguma outra meseira chegou primeiro e levou tudo rsrs.
É, meseira não está no dicionário.
Talvez porque nenhum dicionário consiga nos definir.
Talvez porque na verdade, o que realmente nos define, é o amor ❤.

Se quer conhecer mais sobre o trabalho e compartilhar suas experiências e bom gosto de organização de mesas, basta entrar no Facebook e procurar o grupo das Meseiras de Brasília que é maravilhoso e cheio de inspirações!

5 comentários em “1º encontro de meseiras de Brasília – DF

  • 11 de julho de 2016 a 17:41
    Permalink

    Sou suspeita!!! Sou meseira mesmo!!! Com todos esses precativos aí… Amo servir bem e servir aos meus… Pq em casa já tenho as pessoas que mais merecem minha mesa linda, feita com muito amor, a minha família, meus amigos e meus futuros amigos!
    Pq ser meseira é isso agregar pessoas, aumentar suas relações, compartilhar experiencias…
    Meseira eu sou!

    Responder
  • 19 de setembro de 2016 a 22:22
    Permalink

    Acabo de conhecer essa arte maravilhosa e estou super empolgada!! Criei a página MESEIRAS DE NATAL e estou compartilhando dicas, links e parcerias com lojas. Visite-nos e curta nossa página.

    Responder
    • 20 de setembro de 2016 a 14:36
      Permalink

      Olá Virna Soraya,

      Agradecemos pelo contato e que bom que está empolgada em conhecer essa arte das meseiras. Desejamos sorte 😉

      Responder
  • 24 de abril de 2017 a 03:27
    Permalink

    Gostaria muito de participar de reuniões e até mesmo grupos

    Responder
  • 12 de maio de 2017 a 19:16
    Permalink

    Estou muito interessada em conhecer melhor a arte das meseiras.Pois ja sou cerimonialista aqui em minha cidade, e estou pensando em agregar mais esta função ao meu profissional.O que acham?

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *