Comunicação do Silêncio: O que você transmite para o mundo?

Fabiola Lima Consultora de Imagem
Fabiola Lima – Consultora de Imagem

Um tema que deve ser observado atualmente é como podemos transmitir aquilo que somos de forma equilibrada para outras pessoas. Fabíola Lima, consultora de imagem e palestrante, apresentou na última quinta-feira (02), na Estácio Brasília, Asa Sul, o tema Comunicação do Silêncio.

Segundo a consultora “Tudo começa no silêncio, antes de uma pessoa te olhar no olho, ela poderá ter ouvido falar de você”.

Ela trouxe a imagem de duas muçulmanas que fotografou em suas viagens. Uma que morava em Marraquexe e outra em Istambul, ambas tinham diferenças fortes com relação a sua vestimenta e transmitiam um significado, mesmo no silêncio. Ela questionou os alunos sobre o que pensavam da muçulmana e trouxe o entendimento de que cada uma teve acesso a uma criação, ambientes, culturas e estilo de maridos diferentes. De acordo com esse contexto, isso acontece com todos, pois cada um carrega uma bagagem dentro de si e isso irá comunicar quem somos.

Vida Pessoal x Profissional

De acordo com a consultora, é necessário haver um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Ela cita dois exemplos de postura, um é o caso do estupro coletivo no Rio de Janeiro, onde um dos acusados é fotografado sorrindo e fazendo gestos de que está tudo bem! Já o outro é o da esposa de João Santana, Mônica Moura, que ao ser presa, carregava no rosto, um óculos de marca e um sorriso. A partir daí, ela fez um questionamento: qual a imagem que esses dois carregam? Será que em determinados momentos da vida não transmitimos isso?

“Principalmente, pessoas que estão nos holofotes tem que ter esse cuidado com a postura. Porque a postura irá ajudar ou atrapalhar naquilo que ela está envolvida. E assim, somos nós também no dia a dia”, afirmou.

Onlife x offline: A vida nas Redes Sociais

Outro cuidado apontado é que muitas pessoas mantém de forma exagerada a sua vida nas redes sociais. Ela acrescenta que atualmente vivemos numa vida ‘onlife‘, pois as pessoas não sabem mais separar a vida do offline e do online. “O tempo todo estamos postando, vendo notícias que aconteceram e comentando sobre ela. A nossa vida agora é o tempo todo digital”, disse. Segundo a consultora, “Não vamos ser o tempo todo um belíssimo currículo no instagram, facebook, linkedin e outras redes sociais.” De acordo com ela, o segredo é encontrar o equilíbrio, ou seja, ser o que você é, tanto no mundo offline, quanto no online.

Ela ainda informou que há aqueles que no mundo online vestem um determinado tipo de personagem diferente do mundo offline, ou seja, são uma espécie de ‘Fiona’, mostram que são importantes nas redes sociais, mas quando vão conversar pessoalmente não são nada do que informaram.

Dicas para uma Boa Imagem Online

Uma das dicas sensacionais citadas pela consultora foram algumas premissas que devem ser observadas e seguidas no mundo digital:

  • Não faça terapia online;
  • Não poste fotos sensuais;
  • Não poste tragédias;
  • Coloque filtro para aprovar fotos marcada com você;
  • Tenha cuidado com as bandeiras;
  • Não fale mal de chefes, empresas ou de segunda-feira;
  • Separe redes sociais para objetivos distintos.

Outra sugestão para adaptar as redes sociais de forma equilibrada citada pela consultora é analisá-la por meio do Social DNA, um exercício feito para montar um perfil digital em determinada rede social. “Você irá mapear e conceituar a sua vida digital, fazendo um mini-currículo para saber o que irá adicionar ou não em sua rede”, explicou.

Fabíola ainda diz que para encontrar uma boa oportunidade no mercado de trabalho é preciso ter uma boa postura, um bom currículo, saber o que pode postar ou não nas redes sociais e principalmente ter coerência. “Aquilo que eu falo que sou, você tem que ver traduzido em mim.”

Acesse o site da consultora e escritora: escrevaisso.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *