André Silva :Técnico Administrativo da ANATEL

A aprovação em um concurso é desejada por muitos, mas somente aqueles que persistem conseguem alcançá-la

Olá, meu nome é André Silva, fui aprovado no concurso público da Anatel realizado em 2009 para o cargo de técnico administrativo. Nesse concurso,foram cobrados conhecimentos de Língua Portuguesa, Informática, Ética, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Matemática, Arquivologia, Administração Financeira, Gestão de Pessoas, Gestão de Materiais e Relações Humanas. O edital foi lançado em dezembro de 2008 e a prova foi realizada em março de 2009. Eu estudei para esse concurso por dois meses, cerca de 4 horas por dia.

Estudei por meio de apostilas e livros e fiz bastantes exercícios e questões. Eu considero que a melhor forma de se preparar para um concurso é fazendo muitas questões. Obviamente que o conhecimento da teoria é importante para que você consiga responder as questões. Após o lançamento do edital do concurso, fiz uma planilha com a relação de matérias cobradas no concurso e dividi o tempo de estudo para cada matéria. Procurei colocar mais horas de estudo para as matérias com as quais eu tinha mais dificuldade ou para aquelas que tinham um histórico de maior número de questões, como Língua Portuguesa.

A preparação para um concurso requer muita disciplina e dedicação. No momento em que saiu o edital, eu estava estudando para um vestibular e trabalhava 8 horas por dia. Comecei a estudar para o concurso após o vestibular, realizado no início de janeiro de 2009, e lembro que passei todo o feriado do carnaval estudando. Eu pensava que aquele tempo dedicado aos estudos valeria muito a pena no futuro.

O local em que fiz a prova era distante da minha casa. Havia um grande congestionamento nas imediações do local da prova e tive que correr para chegar antes do fechamento dos portões. Cheguei ofegante na sala e então procurei respirar fundo para começar a prova. Depois da prova, ouvi as pessoas comentando as questões e a minha impressão era que eu tinha ido mal.

Quando saiu o gabarito, fiquei surpreso com meu desempenho: consegui acertar 79% da prova. A partir de então, fiquei ansioso pelo resultado do concurso. Após os recursos, obtive o desempenho de 81% e fiquei muito bem classificado no concurso.

A aprovação em um concurso é desejada por muitos, mas somente aqueles que persistem conseguem alcançá-la. Antes de passar nesse concurso, havia “batido na trave” em vários outros. Contudo, mantive a confiança de que a minha vez iria chegar. Por mais difícil que seja a preparação, a aprovação dá a sensação de que todo o esforço valeu a pena.

Siane Cardoso

Pedagoga, que adora ler, assistir filmes e que nos últimos anos vem se descobrindo na área de Marketing, adquirindo experiência para melhor empreender.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *