4 dicas para embarcar: quando o ‘menos é mais’!

Por Fabiola Rodrigues Lima | Especial para o site Tudo Dicas

Período de férias no Brasil, Olimpíadas e muita, muita gente viajando. Com os recentes ataques terroristas pelo mundo, inclusive em aeroportos bastante seguros, a ANAC decidiu aumentar a rigidez dos procedimentos de segurança nos embarques. Isso tem gerado muitas filas e tempo de espera.

Desde 18 de julho passaram a valer os novos procedimentos do padrão internacional de segurança no Brasil, através da norma 107 do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil, editada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Ela inclui novas medidas de segurança nos aeroportos brasileiros, que vão desde procedimentos de inspeção como revista de passageiros para o acesso às áreas restritas dos aeroportos (áreas de embarque, pista e aeronaves) e a inspeção de bagagens de mão, como computadores e tablets.

Assim, criei 4 dicas para você que vai viajar nesse período e não deseja ter aborrecimento, mas apenas curtir melhor seu momento de viagem, seja de férias ou a trabalho.

1. Seja mais prático

A dica é o velho “menos é mais”. Pra ganhar mais agilidade, pra ter menos chance de contratempos, escolha viajar de forma mais simples. Um sapato confortável, menos acessórios possíveis, já que você vai ter que tirar todos pra passar pela vistoria, são dicas simples, até meio óbvias, mas que ajudam muito. Eu, por exemplo, fui sem salto porque ele dispara o alarme. E tem mais: a gente anda muito e até para chegar no avião, tem que descer escada, andar pela pista e subir na aeronave. Então, não dá para ir de salto. Temos que ser mais práticos. Não precisa viajar cheia de penduricalho para estar elegante.

2. Tire tudo que possa interferir

O que mais se tem visto nos aeroportos do Brasil são as pessoas tirando tudo que é relógio, cinto, colares, pulseiras, chapéus, além dos acessórios eletrônicos e depois de passar pelo detector ficam alguns minutos ali repondo tudo, enquanto o restante aguarda na fila, que é cada vez mais lenta e mais complicada. As pessoas querem viajar levando o armário inteiro. É isso que está fazendo a fila ficar mais demorada! Se existe uma regra que já vai atrasar a passagem de todo mundo, melhor evitar ter muita coisa, não é mesmo?

3. Separe os eletrônicos

Os eletrônicos devem ser colocados na esteira para vistoria, como smartphones, tablets e notebooks. Para agilizar, enquanto está na fila aguardando a sua vez, porque não ir providenciando isso? Economiza seu tempo e dos demais também. Eu, antes da minha vez, já tirei o computador. Vi pessoas abrirem a mala de mão porque o computador estava dentro. Não tem como escapar! O terrorismo age assim né. Um eletrônico na mochila e bummmmmm!

4. Tenha paciência e aguarde na fila

Outra coisa que tem acontecido muito em função do grande movimento nos aeroportos é a fila para o check in ou despacho de bagagens. Está sendo comum ouvir reclamação de quem chega com antecedência e fica na fila aguardando e vendo os funcionários das cias aéreas passando outras pessoas na frente, o que é natural quando se trata de ordem de voos. Se estão passando na sua frente é porque o voo deles irá decolar antes do seu, então não se aborreça.

Estamos perdendo muito tempo para embarcar e tem que ter cuidado para não perder o voo.

Quer saber mais? Leia a matéria: Normas de Segurança estão mais rigorosas nos aeroportos do país!

Fabiola Rodrigues Lima Sobre a autora

Publicitária, pós-graduada em gestão pública, social media, com alguns carimbos no passaporte, consultora de imagem, torcedora do Galo, corredora e com muita história pra contar.

Fabiola Rodrigues Lima | Site Escreva Isso

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *