7 Dicas para Fazer uma Horta em Casa

Quem nunca teve vontade de ter uma horta em casa? Abrir mão das hortaliças e ervas com agrotóxicos que vem dos supermercados e ainda deixar a sua casa linda? É importante lembrar que essa opção não vale somente para quem tem uma casa, mas para os que moram também em apartamento. Pensando na saúde e no bem-estar de todos, criamos esse texto com 7 dicas para criar a sua horta!

 1. Tenha um Espaço

Para cuidar de uma horta, você não precisa ter um espaço grande, mas um pequeno já dá para iniciar a obra!

2. Compre ou Procure os Utensílios Necessários

Toda horta necessita de latas, baldes, jarros e qualquer outro recipiente que sirva para adicionar terra e plantar as sementes. Outra opção também seria usar jardineiras suspensas, ótima dica para quem não tem muito espaço em casa.

3. Prefira Locais Luminosos

Procure locais que recebam a luz do sol com moderação. Mas, evite deixar a horta totalmente imersa na luz, principalmente, nos momentos em que os raios do sol são mais intensos. Áreas como quintal ou sacada podem ser uma opção.

4. Regue sempre

Procure regar as plantas diariamente, especialmente a noite. Durante as estações quentes, observe se a terra resseca com frequência e sempre mantenha o vaso úmido. Mas, cuidado para não encharcá-lo.

 5. Hora de Plantar

Selecione vasos que tenha pequenas aberturas no fundo e que tenha tamanho ideal para que a muda cresça. Coloque também seixos, que é uma pedra usada na jardinagem para dar apoio a muda. Ao remover a muda do plástico, cuide para não quebrar o torrão, pois isso poderá causar danos à raiz. Após colocar no vaso, adicione terra, se necessário, e depois coloque cascas ou musgos para evitar que a terra seque de modo rápido.

6. Use Adubo

Procure adubar a terra pelo menos uma vez no mês. Outra dica importante é que húmus de minhoca e torta de mamona podem evitar o aparecimento de pragas.

Dica: Existem plantas ótimas para cuidar, dentre elas estão a salsinha, o alecrim e o manjericão. Este último, precisa de quatro horas de sol todos os dias, além de regá-lo diariamente.

7. Após crescer, colha as maiores

Depois que as plantas estiverem se desenvolvido, procure retirar as folhas maiores para consumir.

Tipos de Ervas e Dicas

Hortelã: seu cultivo deve ser feito de forma separada, pois suas raízes crescem demasiadamente e podem prejudicar outras ervas;
Orégano: tempero típico para pizzas, saladas, peixes e outros alimentos. Pode ser plantada em vasinhos pequenos e precisa de luz e umidade para crescer;
Manjericão: adicionada em carnes, molhos e peixes é capaz de deixar a comida com um gosto incrível. Deve ser utilizado um vaso grande, pois é capaz de chegar a 60 metros de altura. Deve ser regada sempre;
Tomilho: é ideal para temperar peixes e carnes. É capaz de atingir 30 centímetros de altura, pode ser plantada em vaso pequeno e precisa de muito sol para se desenvolver.
Alecrim: deve ser plantada em um vaso fundo e redondo e necessita de muita iluminação para se desenvolver. É usado para temperar carnes e legumes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *