Doadores fiéis melhoram a qualidade de banco de sangue

O Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho, foi instituído pela Organização Mundial da Saúde – OMS. Com o tema “O Sangue nos Une”, a campanha de 2016 busca demonstrar a doação de sangue como um serviço comunitário, em que a participação popular é elementar para a manutenção de um seguro e sustentável banco de sangue.

Segundo a OMS, pesquisas mostram que um estoque adequado e confiável só é possível por meio da doação regular de voluntários. Sabendo disso, o Hospital Santa Marta, de Taguatinga (DF), há cinco anos organiza mutirões com foco em doadores de repetição. “Valorizamos muito o doador fidelizado porque a sorologia geralmente vem negativa, o que significa a ausência de vírus transmissível pelo sangue, além de ser uma pessoa já instruída sobre os requisitos e condutas para a doação no hemocentro”, explica a coordenadora da Hemoterapia do HSM, Dra. Rita Mejias.

O voluntário regular é aquele que doa sangue, em média, três vezes por ano e se comporta como um multiplicador na sociedade, organizando doações espontâneas até mesmo fora de campanhas. O analista de treinamento do HSM, Antônio Ivan de Souza, possui esse perfil. Doador fiel há mais de 10 anos, sempre participa das campanhas da Empresa e, no final do ano passado, mobilizou 120 pessoas de sua comunidade religiosa para a doação no Hemocentro. “Gosto de fazer isso porque sei que ajudo as pessoas”, comenta.

“Não é difícil ser um herói. Doe sangue e faça parte da liga do bem”

O projeto interno, já tradição no Hospital, começou com oito voluntários e hoje possui mais de 30 doadores regulares. Neste ano, com o slogan “Não é difícil ser um herói. Doe sangue e faça parte da liga do bem”, o HSM abriu inscrição nas redes sociais, buscando captar doares da comunidade e promover a fidelização deles. “Tudo o que fazemos é pela segurança do nosso paciente, para que ele receba um sangue de qualidade e na hora certa”, finaliza Mejias.

Serviço:

Um ônibus do Hemocentro estará disponível no Hospital Santa Marta, em Taguatinga Sul, para levar e trazer os voluntários previamente cadastrados.

  • Inscrição pelo site www.hospitalsantamarta.com.br . Vagas limitadas.
  • Datas: 14/06 e 21/06.
  • Horário: 8h30.
  • Ponto de encontro: em frente ao Centro Clínico do Hospital Santa Marta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *