12 Profissões de Marketing do Futuro

O mundo está cada vez mais digital e se não estivermos prontos para esse avanço, podemos ficar desatualizados e nossos concorrentes com certeza passarão na nossa frente.

Na verdade, o futuro já está acontecendo neste exato momento e talvez você nem esteja vendo isso. Então, para não ficar para trás, conheça as profissões e veja se suas competências combinam.

Foto: (reprodução/internet)

Antes de tudo, um exemplo

Você já assistiu aquele filme “Os Estagiários”? Basicamente, dois homens de mais ou menos 40 anos, Billy (Vince Vaughn) e Nick (Owen Wilson), são pegos de surpresa ao perder seus empregos.

Com muitos problemas financeiros, eles fazem inscrição para uma seleção de estágio no Google. Mesmo sem garantia de contratação, eles vão em direção ao desconhecido, tendo que lidar com a diferença de idade em relação a seus concorrentes.

O filme é hilário, mas tem uma lição interessante: devemos estar preparados para as mudanças sempre!

Foto: (reprodução/internet)

Dito isto, vamos às profissões do futuro:

1. Aquisição e Retenção de Consumidores

São pessoas que criam e implementam o plano de Marketing Digital. Realizam o gerenciamento do orçamento de Marketing.

Avaliam o ROI do Marketing Digital, responsáveis pela análise e rastreamento dos dados. Utilizam webmaster, SEO, SEM e ferramentas de E-commerce.

2. Gerente de Comunidades Digitais

Realiza o monitoramento da marca nas redes sociais, fornece feedback aos clientes, produz conteúdo, gerencia crises no ambiente virtual.

3. Analista de Dados

É capaz de interpretar os dados do Google Analytics, por exemplo, e usá-los para ajustar modelos de negócios, gerar padrões, tendências e fornecer dados para a tomada de decisões.

4. Gerente SEO

Avalia o que os spiderbots veem e faz recomendações, faz o monitoramento do tráfego e indexação nos mecanismos de busca, realiza análise de palavras-chaves, ranqueamento e indexação.

Realiza análise de conteúdo para densidade de palavra-chave, meta-descriptions e meta-tags.

5. Gerente de SEM

Profissional que realiza pesquisa de palavras-chave, taxa de qualidade e relatórios de tráfego e desenvolve recomendações para melhorar a busca de um produto ou serviço.

Usa dados analisados por outros profissionais, faz a interpretação e gera insights a partir dos números para melhoria das estratégias digitais.

6. Redator de Conteúdo

Se você é apaixonado por produção de conteúdo online (como nós), essa é a vaga perfeita!

O profissional da área faz revisão, criação, curadoria de conteúdo para sites, aplicativos e rede sociais. Através do conteúdo, é impulsionado a alcançar os objetivos do negócio.

VEJA MAIS: Conheça as 10 Profissões com mais destaque

Foto: (reprodução/internet)

7. Analista de User Experience

É o responsável por garantir que o clientes esteja satisfeito, realizando melhorias na usabilidade e engajamento da plataforma digital.

Ele verifica e procura se um site ou aplicativo está totalmente de acordo com o que o seu público-alvo deseja e espera. Faz diversas experiências para fazer com que a experiência do usuário seja cada vez melhor.

8. Desenvolvedor Gráfico e de Mídia

Esse profissional cuida da parte visual do site ou aplicativo. Ele produz grafismos, animações e elementos de vídeo.

9. Gerente de Projetos

Se você organiza recursos para projetos, monta a agenda com prazos, faz monitoramento do progresso das ações e conduz a análise de risco, você é um gerente de projetos perfeito para plataformas digitais!

10. Analista de Garantia de Qualidade e Teste

Garante que sites e aplicativos cumpram com suas funcionalidades e revisa todo o conteúdo online.

11. Webmaster

Realiza o gerenciamento diário de um site ou aplicativo, realiza a inspeção do código e o ajusta para tornar o site atualizado e compatível em navegadores.

Conserta links quebrados e imagens com erros. Ele faz testes no site constantemente.

12. Analista de Mídia Online

Profissional que entende de personas e sabe como encontrá-las. Ele negocia, compra e monitora as peças de propaganda para alcançar pessoas com bom custo-benefício. Por vezes, atua alocado em agência de mídia e propaganda.

13. Gerente de E-commerce

É aquele que inspeciona a presença e vendas online. Gerencia a imagem da marca e também o time de web designers e desenvolvedores.

O que o mercado espera de você?

O mercado espera que um profissional de Marketing Digital esteja atualizado em relação aos métodos mais utilizados, aplicações e ferramentas disponíveis e é claro, um profissional que demonstre atitude e tenha experiência na área!