4 dicas para ser um empreendedor bem sucedido

Existe um número de pessoas que está entrando para o quadro de “empreendedores de primeira viagem”, não que isso seja algo ruim, pelo contrário, é muito vantajoso, desde que se tome algumas precauções.

Quem busca dar um salto deste precisa estar ciente que além de ter mudanças externas no seu modo de vida, sua mente precisa acompanhar essa transformação. E aí, vai arriscar? Se sua resposta for sim, fique atento a algumas dicas que irão te auxiliar nesse processo!

Foto: (reprodução/internet)

1. Chefe x Empregado

Muitas vezes, quem entra para o mundo do empreendedorismo tem o desejo de ser seu(sua) próprio(a) patrão(oa), o que é muito bom mesmo tanto por ganhar um salário um pouco maior e por tomar as decisões por si próprio.

Entretanto, quando estamos na posição de funcionário/colaborador não vemos e não conseguimos entender o quão desafiador é estar em algum cargo de gestor de uma empresa.

Ao encarar esse desafio de ser seu próprio chefe, vá crescendo e aprendendo aos poucos, pois há muitas coisas que você pode não estar ciente que podem acontecer. Esteja ciente que como chefe, você terá que assumir toda responsabilidade, além de passar alguns momentos trabalhando sozinho.

Foto: (reprodução/internet)

2. Tenha Disciplina

Tudo na vida é um processo que deve ser construído pouco a pouco, e o empreendedorismo não é diferente disso.

Muitos sonham e querem fazer seus negócios crescerem significativamente do dia para a noite, porém, as coisas na vida não funciona assim, tudo leva tempo e constância.

É importante você entender que a sua empresa vai levar tempo para crescer e se desenvolver, isso principalmente se o seu tipo de negócio for “nichado“.

Terá que ter muita disciplina em relação aos horários estipulados para realização de projetos (tarefas), criar um planejamento a curto, médio e longo prazo e ter persistência.

LEIA TAMBÉM: 12 Profissões de Marketing do Futuro

3. Esteja Pronto para Errar e Acertar!

Este ponto é mais importante ainda para quem nunca lidou com algum tipo de negócio ou empreendedorismo.

Sabemos que estamos suscetíveis a errar e acertar constantemente na nossa vida, e isso é completamente verdade no mundo dos “business”, aliás, muitas ações não estão no nosso controle e para que você cresça, é mais que importante entender isso.

Antes de tudo, quando um erro for cometido, aceite que errou. Logo em seguida, analise as circunstâncias que levaram aquele erro a ser cometido para que nunca mais aconteça.

Esteja preparado para erros e acertos, altos e baixos, sempre consciente de que isso é normal quando se assume uma empresa.

4. Faça um Plano

Sem um planejamento bem feito, nada que formos fazer dará certo. Se você quiser crescer e desenvolver como empresa, é obrigatório que haja um planejamento dessa empresa.

Sem planejamento, todas as ações serão falhas e nada dará certo. Para te ajudar ainda mais, faça planejamentos de curto, médio e longo prazo.

A seguir, algumas perguntas que podem te ajudar a estabelecer esse planejamento em cada uma dessas etapas e pra qual período ao longo dos anos esse plano precisa ser estabelecido.

  • Curto prazo (planos para agora até daqui 2 anos): Qual é o meu objetivo com essa empresa? De que forma eu vou contribuir para os meus clientes? Quanto que eu vou precisar para começar a empreender?
  • Médio prazo (planos para daqui a 3-5 anos): Todos os planos de curto prazo se cumpriram? Quantos setores e especializações minha empresa terá? Quais outros setores, áreas e serviços a minha empresa pode prestar? Quais áreas da empresa eu posso investir para o empreendimento expandir futuramente?
  • Longo prazo (planos para daqui a 7-10 anos): Onde e como eu quero que minha empresa esteja daqui a 10 anos? Quais os planos a serem traçados para que isso aconteça?

Tudo que for fazer, sempre faça um planejamento antes para não ser pego de surpresa, pois sabemos que mesmo com toda essa preparação, isso não impede de dar algo errado.

E para finalizar, sugerimos que antes de tomar qualquer decisão, analise bem a situação. Seguindo esses planos e estratégias, as chances de você se tornar um empreendedor de sucesso são gigantes!