5 dicas essenciais de como montar um currículo atraente

Ter um bom currículo preparado na hora de se inscrever para processos seletivos de vagas de emprego é essencial para qualquer trabalhador.

Mas muitos ainda sentem insegurança ao montarem seus currículos e não sabem por onde começar ou como fazê-lo da melhor maneira. Confira a seguir dicas essenciais para te ajudar com seu currículo.

Foto: Reprodução/Internet

Um bom currículo precisa apresentar de maneira clara motivos pelos quais você é um candidato ideal para determinada posição dentro da empresa e o que tem a oferecer.

O mais indicado é que o currículo básico tenha no máximo 2 páginas e seja escrito em fonte legível. Fique atento para não enviar um currículo com erros de português.

Mesmo que possua uma estética menos padrão, especialmente em profissões que envolvem design, é importante que o elemento visual não se sobreponha às informações contidas.

Foto: Reprodução/Internet

VEJA TAMBÉM: Pronatec: bolsas de cursos para se profissionalizar

Experiência

Evite colocar um histórico de experiências contendo apenas nomes e tempo de trabalho nas empresas por onde passou. Claro, isso é um ponto crucial a ser incluído, mas há formas de deixar essa seção do currículo mais atrativa.

Pode chamar mais a atenção dos recrutadores descrever em um breve resumo as principais funções que desempenhou em cada um dos locais.

Nada extenso demais, mas citar exemplos de atividades diferentes que executou pode demonstrar melhor suas habilidades práticas.

Deixe explícito as principais qualificações com as quais trabalhava cotidianamente. Lembre-se: não é necessário incluir informações dos motivos pelos quais deixou de trabalhar em certa instituição.

Caso não tenha experiência profissional prévia, é recomendado enfatizar outros tipos de atividades importantes que já tenha realizado – como atividades voluntárias ou iniciativas de liderança e cooperatividade no âmbito escolar, por exemplo.

Seja objetivo

É importante se ater a informações básicas que serão valiosas aos contratantes de acordo com cada vaga. É desnecessário incluir foto no currículo, por exemplo, se isso não for uma necessidade para determinado cargo.

Dados pessoais muito específicos como documento de identidade e endereço completo não são pertinentes para serem incluídos a menos que isso esteja explícito no momento da inscrição.

É vantajoso prezar por objetividade e focar em destacar as informações relevantes, além dos dados para contato básicos.

Destaque suas habilidades

Um currículo atraente também pode conter breves descrições de habilidades nas quais a pessoa se destaca mais.

É interessante também incluir no currículo caso possua conhecimento de alguma língua estrangeira.

Mas é importante ter sempre em mente a objetividade sobre os conhecimentos. Não é necessário incluir mais habilidades apenas para “preencher o currículo”.

Deve-se prezar a honestidade sobre competências que podem ser exigidas ao longo do novo trabalho, caso o contrato ocorra.

Certificados

Caso não fique muito extenso, acrescente cursos e projetos com certificado. Isso é principalmente  recomendado caso sejam certificados de áreas correlacionadas com a vaga.

Personalização

É positivo que um currículo ligeiramente diferente seja montado a cada candidatura a uma empresa específica.

Claro, as experiências profissionais e competências serão as mesmas, mas talvez para determinado cargo seja mais interessante destacar alguma habilidade específica ou objetivo profissional do que nos demais.