Android x iPhone: Qual é o melhor?

Esse conflito entre sistemas operacionais já ocorre há bastante tempo no mercado de celulares e no mundo da tecnologia, aliás, enquanto os dois existirem, essa discussão nunca irá parar. Na verdade, a pergunta certa é “qual é a melhor opção para você?”, aliás, os dois sistemas são muitos bons.

Essa escolha entre esses dois sistemas operacionais vai depender muito sobre o que você quer, precisa e busca em um smartphone, pois talvez você escolha um que não te assistirá de maneira tão completa quanto o outro. Para isso, veja abaixo algumas dicas que pode te ajudar nessa escolha.

Foto: (reprodução/internet)

Diferenças de sistemas

Na verdade, o nome correto para o sistema operacional (SO) do iPhone é IOS, inclusive, esse SO é exclusivamente feito para os aparelhos da maçã. Entretanto, o Android é um sistema usado em diversos aparelhos de diversas marcas como Xiaomi, Samsung, Motorola e diversas outras marcas.

Já que a Apple fabrica processadores IOS somente para o iPhone, então o sistema fica projetado especificamente para os iPhone’s, tornando mais fácil para a empresa estender sua vida útil enquanto mantém atualizações e otimizações de modelos anteriores. Já o Android precisa deixar seu sistema otimizável para diversos aparelhos celulares.

Outro fator importante é que há alguns aplicativos disponíveis só para algum sistema específico, mas grande parte dos aplicativos estão disponíveis nas lojas de aplicativos de cada sistema (no caso do iPhone, a loja de aplicativos nativos é a App Store, já no Android, os aplicativos disponíveis ficam na Play Store).

Foto: (reprodução/internet)

VEJA TAMBÉM: Veja como assistir todos os seus jogos de futebol pelo celular

Diferenças de ofertas e de uso

Como dito anteriormente, o Android é feito para diversas opções de celulares no mercado, então, há muitos tipos de aparelhos de diversos preços disponíveis com o mesmo sistema operacional rodando (claro que há recursos exclusivos em aparelhos mais caros), logo, é mais acessível. Entretanto, a desvalorização desses aparelhos é mais rápida.

Já no caso do iPhone, todos os celulares lançados são de linha premium para aquele ano lançado (com hardware e software de alto desempenho), entretanto, o preço também é bem alto, principalmente no Brasil.

Outro fator diferente é o fato da integração entre os aparelhos da Apple. Se você tiver um ou mais aparelhos da Apple, você verá que a integração entre eles é bem maior. Já no Android, a vantagem é o fato da possibilidade de mais personalização e acesso às configurações “avançadas”, assim, você poderá customizar muitas coisas.