Benefício do PIS: como consultar e sacar

Neste artigo, você aprenderá o passo a passo de como consultar e sacar o benefício do PIS, um direito do trabalhador, de modo simples, objetivo e fácil, então confira a partir de agora!

Se você já teve sua carteira de trabalho assinada, automaticamente foi inscrito pela CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) no Programa de Integração Social, conhecido como PIS, e agora poderá realizar o saque do benefício, assim como o FGTS emergencial.

Foto: (reprodução/internet)

Como consultar e sacar o benefício do PIS

Se você possui registro no PIS há pelo menos cinco anos e sua renda mensal não ultrapassou dois salários mínimos no ano-base, cumprindo as regras do Programa de Integração Social, você pode realizar a consulta do seu abono salarial pelo computador ou celular.

Como citado anteriormente, essa é uma das maneiras de como consultar e sacar o benefício do PIS, então agora vamos ver a próxima forma para realização da consulta.

Consultar PIS pelo celular

Com o aplicativo Caixa Trabalhador, você terá como verificar o abono conforme o ano vigente ou exercícios anteriores, tudo de modo simplificado no seu dispositivo telefônico móvel.

Foto: (reprodução/internet)

Esta ferramenta está disponível para que você realize a consulta sem maiores problemas. Como qualquer aplicativo, ele conta com avaliações positivas mas também negativas, além de algumas reclamações não resolvidas.

Além disso, você terá outras vantagens como consultar o seguro-desemprego e acessar a calculadora do abono salarial, podendo também ler as perguntas frequentes e utilizar outros serviços relacionados.

Consultar PIS no computador

Para que você tenha como consultar e sacar o benefício, você deve acessar o site da Caixa Econômica Federal e clicar no botão laranja “Consultar Pagamento“.

Depois disso, será redirecionado para uma nova página, onde deverá informar seus dados de acesso (caso ainda não possua, basta realizar o cadastro).

Uma vez logado(a) no portal do PIS, basta clicar na guia “PIS”, depois em “Consulta a Pagamento” e já aparecerá em sua tela o valor a receber.

VEJA TAMBÉM: Como solicitar o cartão de crédito da Caixa

Saque do benefício

Se você tiver o cartão cidadão, basta ir até à Casa Lotérica mais próxima ou uma agência da Caixa Econômica Federal, onde será possível sacar o abono do PIS.

Os que não possuem cartão cidadão devem proceder da mesma forma, levando consigo RG e CPF, não sendo necessário possuir conta corrente ou poupança.

Lembre-se, contudo, de que é preciso conferir as datas do pagamento do PIS antes de sair de casa e tentar sacar o benefício.

Agora você já sabe como consultar e sacar o benefício do PIS e caso nada conste no site da Caixa ou no App, procure o Ministério do Trabalho e corra atrás do que é seu por direito.

Não se esqueça de levar sua carteira de trabalho, na qual está registrado o período trabalhado e a data da contratação do seu primeiro emprego com carteira assinada.