Home Benefícios Benefícios, cadastro e consultas do cartão SUS 2020

Benefícios, cadastro e consultas do cartão SUS 2020

Conhecido como “cartão SUS“, o Cartão Nacional de Saúde (CNS) é a forma oficial de identificação dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Esse documento reúne as informações de pacientes e é obrigatório para o agendamentos de consultas e atendimentos na rede pública de saúde em todo país.

Se você ainda não tem o seu, quer consultar ou entender melhor os benefícios, vamos tirar suas dúvidas aqui.

Como se cadastrar?

Tanto a primeira como a segunda via da carteirinha do SUS podem ser emitidas online gratuitamente e todo cidadão brasileiro tem direito de ter a sua. Mesmo para quem tem plano de saúde particular.

cartao do sus
cartão nacional de saúde do usuário (SUS)

Em alguns convênios há a exigência dos dois documentos, tanto a carteirinha do plano, como o cartão do Sistema Única de Saúde, para ter acesso aos serviços médicos. Para ter seu cartão você pode se cadastrar pela internet ou pessoalmente nas unidades básicas de saúde.

No momento da solicitação você deve ter em mãos:

  • documento de identificação
  • CPF
  • comprovante de residência

Com o objetivo de agilizar o processo, o Ministério da Saúde disponibiliza uma versão digital do documento, sem a necessidade de se deslocar até uma das suas unidades. O procedimento para obter o cartão do SUS pela internet é feito pelo site oficial do meuDigiSUS. O acesso é simples, mas recomendamos que ele seja feito pelo computador.

O Portal Saúde do Cidadão também oferece uma área para realizar um pré-cadastro e gerar um protocolo de atendimento que será usado por uma unidade de atendimento para validar as informações e emitir o seu Cartão Nacional de Saúde.

Fique atento. Neste caso, você ainda deve comparecer presencialmente em uma unidade de atendimento em até 90 dias.

Quais os benefícios do cartão SUS?

Os dados do cartão SUS são inseridos nos sistemas informatizados de saúde. A partir deles pode-se criar um histórico de atendimento de cada cidadão, como por exemplo o histórico de internações, atendimento ambulatorial de média e alta complexidade e compras de medicamentos no programa Farmácia Popular.

Além disso, o acesso a essas informações dá ao cidadão a possibilidade de participar da fiscalização e do aprimoramento do SUS.

Em resumo os principais benefícios de se ter o cartão do SUS são:

  • Rapidez na identificação do usuário
  • Localização do prontuário pelo número do cartão
  • Vinculação de: profissional, usuário, estabelecimento de saúde e atendimento
  • Registro dos atendimentos realizados
  • Registro do agendamento e execução de consultas e exames
  • Dispensação de medicamentos
  • Atualização de dados cadastrais.

Como saber se tenho registro no “cartão SUS”?

Não sabe se já possui um cartão do SUS ou esqueceu o número do documento? Você pode consultar o número do cartão SUS digital pelo seu CPF por meio do Portal Saúde do Cidadão.

Nesse mesmo site, há uma área restrita ao usuário do SUS, onde é possível imprimir seu cartão, verificar o Registro das Ações e Serviços de Saúde que utilizou, além de ter acesso aos nomes dos profissionais de saúde que te atenderam, o período, o nome do hospital e os procedimentos clínicos e cirúrgicos realizados.

Links úteis:

Tudo sobre o FGTS

BUSCA

ÚLTIMOS ARTIGOS

Como fazer a consulta do Cartão Cidadão

O Cartão Cidadão foi criado nos anos 2000 pelo Governo Federal, em parceria com a Caixa Econômica, com o objetivo de unificar as contas...