O episódio que causou uma perda irreparável para centenas de famílias e devastou parte da comunidade de Brumadinho tem despertado o espírito de solidariedade em todo o Brasil, com postos de arrecadação, inclusive, na capital federal.
A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) se solidariza com o ocorrido e acredita que, especialmente em momentos como esses, a informação é a melhor aliada. É que um povoado próximo ao Córrego do Feijão, chamado Canta Galo, é prioridade, pois há pessoas doentes, o que torna-se a situação ainda mais preocupante.
Dado o cenário, a SBD dá dicas de como se prevenir e alerta que os medicamentos de uso contínuo para as pessoas com doenças crônicas, como o diabetes e hipertensão ou pacientes em tratamento de doenças infecciosas, devem ser solicitados novos juntos às unidades de saúde de referência (veja abaixo a lista de alguns postos de saúde em Brumadinho).
Em situações extremas assim, é preciso atentar para alguns cuidados especiais que podem ser bastante úteis em vários quesitos:
–> Medicamentos: a falta ou a dificuldade para armazená-los e conservá-los corretamente (ex.: insulina – em uso, podem ser mantidas na geladeira (entre 2 e 8ºC), ou em temperatura ambiente (15 e 30ºC), em local fresco, ao abrigo da luz e de oscilações bruscas de temperatura).
–>Horários: procurar manter-se fiel aos horários pode ser também um problema (ex.: algumas insulinas basais podem ser aplicadas até oito horas após o horário habitual).
–>Variedade de alimentos: certamente não é a maior preocupação agora! Por isso, é difícil manter a rotina de alimentação e isso pode ser perigoso para algumas pessoas. Apesar disso, é sempre essencial lembrar-se da importância da água!
–>Monitoramento: seja por escassez, falta de baterias ou nervosismo, monitorar a glicemia fica mais complicado, mas, se possível, deve-se atentar e continuar o monitoramento.
–>Pés: muitas vezes, na tentativa de socorrer o próximo, as pessoas podem sair sem se calçar-se, o que pode ocasionar sérios problemas em quem tem insensibilidade pela neuropatia: usar botas, se possível, é o mais indicado.
–>Higiene Pessoal: Apesar da situação de carência de recursos, é preciso cuidar da higiene pessoal, especialmente com as crianças e os idosos.
Fonte: Conectando Pessoas
Obs.: o número de doações foi atingido, assim, removemos as informações sobre os postos de arrecadação em Brasília. Além disso, não existe conta para depósitos bancários. Tenha cuidado com as fake news. Ore por Brumadinho – MG!