Confira como adquirir a carteira de trabalho digital e as vantagens

Conforme você vai ficando mais velho há diversas coisas que você precisa correr atrás e resolver como tirar título de eleitor e se alistar nas forças armadas (obrigatório para homens). Todos esses processos são um pouco burocrático.

Entre esses documentos está a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) que assim que você começar ou pensar em começar a trabalhar você precisa obter. Entretanto, pouco a pouco as ferramentas e processos estão se tornando mais fáceis, sendo assim, neste artigo vamos mostrar um pouco mais sobre a carteira de trabalho digital.

Foto: (reprodução/internet)

O que é carteira de trabalho digital

Como é de se esperar, esse documento é extremamente importante nas relações de trabalho que seguem o contrato de Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aliás, lá é registrado o ingresso e egresso do empregado nas empresas.

Na verdade, cada vez mais está sendo usado a versão digital e não mais a versão física (dependendo da data que você estiver lendo este artigo, provavelmente a versão física não seja nem mais usada nas corporações).

A CTPS digital não se trata de uma cópia escaneada da versão do documento físico (Carteira de Trabalho e Previdência Social física), mas é de fato uma versão equivalente de mesma importância em formato eletrônico do documento oficial, aliás, é possível fazer tudo por lá e muito mais como vai ser mostrado abaixo.

Foto: (reprodução/internet)

LEIA TAMBÉM: Sine fácil – Encontre vagas de trabalho

Vantagens da Carteira de Trabalho Digital

De forma resumida e simples: facilitar a vida do empregado e do empregador. Como dito anteriormente, a Carteira de Trabalho Digital cumpre a mesma função do documento físico, ou seja, todos os seus dados pessoais, vínculos empregatícios e base de dados profissionais estão presentes lá da mesma forma que estava/está na CTPS física.

Isso facilita na hora que vai emitir a carteira, pois é menos burocracia e não é necessário pedir outra quando a sua não for mais suficiente. Aliás, só quem já perdeu a carteira de papel sabe a dificuldade que é depois para resolver isso.

IMPORTANTE: é fortemente recomendado que você não jogue sua carteira de papel (a versão física da CTPS) fora.