Veja como implementar a estratégia de e-mail marketing na sua empresa

Você sabe o que é email marketing? Email marketing é a estratégia de envio de emails para uma lista de contatos, para estabelecer uma comunicação com cada um da lista de contatos para cumprir alguns objetivos de marketing. No geral, esse disparo é feito por uma automação de marketing da própria empresa. 

Os emails se tornaram uma forma bastante efetiva para divulgação de produtos, informar ofertas e enviar mensagens aos consumidores, um exemplo de panfletagem. Atualmente, é uma excelente estratégia de marketing principalmente com o envio de carta direta, de forma humana, especificamente para cada um dos destinatários. 

Foto: (reprodução/internet)

Por que utilizar email marketing?

A estratégia de comunicação pelo email marketing é o terceiro canal de marketing mais utilizado pelas empresas. Ter um site é basicamente unanimidade, e as redes vem ganhando espaço nas últimas décadas, porém os emails se mantêm fortes nas estratégias.

Um dos motivos para que a utilização do emails seja uma ferramenta de marketing potente, está no grande alcance já que atualmente existem 4 bilhões de usuários e esse número tende a crescer. Além disso, os posts em redes sociais das empresas não são vistos por todos, mas o disparo de emails marketing é diferente. 

Um das maiores vantagens também é o fato de cada empresa poder personalizar o formato dos emails, com links, imagens, gifs  e conteúdos relevantes para atrair ainda mais os usuários de email. Ademais, esta é uma das melhores estratégias pois possui um dos ROI mais elevados, proporcionando um ótimo retorno financeiro para as empresas. 

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Diferentes tipos de email para você incluir em suas campanhas de marketing

Existem vários tipos de email para serem incluidos nas suas ferramentas de marketing. Apesar da maioria ser propocional, ou apenas de divulgação, existem outros conteúdos que você pode utilizar, até mesmo um email confirmando uma compra. Vejamos então algumas opções com essa excelente ferramenta de marketing digital: 

Newsletters

As newsletters, são um dos formatos mais tradicionais de email marketing e um dos principais formatos. São basicamente boletins de notícia, enviadas periodicamente sobre algum tema, por estar sempre sendo atualizada esse formato ajuda a manter os clientes próximos e informados com conteúdo de qualidade. 

Cada empresa é livre para utilizar a ferramenta de email como preferir, algumas fazem uma introdução ao tema e após isso direcionam os clientes para o blog, e outras inserem todo o conteúdo já no email, com os links para outros canais. 

Emails promocionais

Os emails promocionais são os mais comuns entre as grandes marcas. Sua função é bem clara, promover a venda de produtos e serviços. Dessa forma, possuem uma abordagem mais comercial, com ofertas relâmpagos, preços, descontos e os links diretos para a página de compra, pois o objetivo principal é a venda dos produtos. 

Atualizações do blog

As atualizações do blog são parecidas e podem até ser consideradas um tipo de newsletter, porém direcionam os usuários as últimas publicações do blog do seu produto ou marca. São específicas para as pessoas que não querem perder nenhuma publicação, potenciais clientes e até futuros clientes que estão conhecendo melhor a marca. 

Emails editoriais

Os emails editoriais servem para trazer o ponto de vista da empresa sobre determinados assuntos. Na maioria das vezes, o email é assinado pelo CEO ou o dono do negócio. A intenção não é digulgação ou venda, mas sim um senso de urgência afim de fortalecer a imagem da marca e mostrar seu posicionamento. 

Excecução da estratégia de email marketing 

Agora, já sabendo de tudo isso e de algumas opções de email marketing, é necessário executar sua estratégia. Não se esqueça de estabelecer uma base de contatos, com a lista de emails, contratar uma ferramenta de automação para os emails marketing, seguir boas práticas e possuir um envio personalizado. 

Além disso, é preciso de muita atenção para a construção da lista de emails, linguagem adequada e acessível e também estar atento a alguns erros que devem ser evitados. Dessa forma, a sua série de emails enviadas periodicamente será um sucesso para sua empresa ou marca.