Veja quem tem direito e como solicitar o Vale Gás

O Governo Federal já criou diversos tipos de auxílios e benefícios para assistir a população, principalmente famílias em situação de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade. Muitos já conhecem alguns como o programa Bolsa Família, Cesta Básica o Cadastro Único e diversos outros.

Diante de vários gastos que o brasileiro tem no dia a dia e no mês, o gás é um desses que é essencial e não pode falta. Entretanto, muitos não podem arcar com esse custo e para isso, o Governo criou Vale Gás que possui algumas particularidades que vamos abordar nesse texto.

Foto: reprodução/internet

O que é o Vale Gás?

Criado e efetivado pelo Governo Federal brasileiro, e antes chamado de auxílio gás, o vale gás 2021 governo federal, como dito anteriormente, é voltado para as famílias que estão em algum tipo de vulnerabilidade social.

Bom, o benefício funciona de forma muito simples. Ao solicitar e ser aprovado, as famílias beneficiárias receberão um valor extra (relativo ao valor do gás) no saldo do Bolsa família, por isso, caso você participe do programa, basta ver na sua conta esse valor a mais que estará depositado.

Depois, basta comprar o gás em alguma rede de distribuição (como o Nacional Gás) que oferecem botijões a preço de custo, mais barato. Entretanto, em cada estado do Brasil esse valor varia bastante.

Foto: reprodução/internet

LEIA TAMBÉM: Como obter o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BPC

Quem pode participar e como solicitar o Vale Gás

Como dito anteriormente, o programa é voltado a famílias vulneráveis que possuem uma situação financeira de baixa renda. Então, é preciso primeiro que a família esteja participando do programa do Bolsa Família, aliás, o valor referente ao Vale Gás é depositado lá.

Para se cadastrar, é muito simples. Depois de ver que você e sua família se encaixa nos pré-requisitos anteriormente citados, vá até à prefeitura ou a alguma Secretaria Municipal de Assistência Social ou ao Centro de Referência de Assistência Social – CRAS perto da sua casa para fazer a inscrição no programa social.

É importante que você leve consigo os documentos com os dados pessoais dos membros da família (como identidade, RG, NIS caso tenha e outras documentações importantes) juntamente com os seus documentos pessoais também.

Caso você e sua família sejam aprovados pelo Ministério do Desenvolvimento Social, você será informado e só aguardar o saldo cair na conta no próximo recebimento do benefício do programa do Bolsa Família

Por ser um auxíio que depende de cada estado, cidade e município, é importante que você se informe sobre o assunto na sua prefeitura ou em alguma Secretaria Municipal de Assistência Social ou Centro de Referência de Assistência Social – CRAS perto da sua casa.