Concurso gratuito: quem tem direito à isenção de taxa de inscrição

Todos sonham com estabilidade no trabalho e mitos buscam oportunidade que ofereçam isso. Um dos jeitos de conseguir isso é participando de concursos públicos, aliás, esse é um dos processos de admissão empregatícia que mais garantem uma estabilidade financeira.

Entretanto, além da parte de estudar muito para realizar as provas destes processos de concurso público, existem a taxa de inscrição que talvez muitas pessoas não têm condição de pagá-las. Para isso, foi criado a isenção em concursos, ou seja, não é necessário pagar a taxa de inscrição em alguns concursos públicos.

Foto: (reprodução/internet)

Quem afinal tem direito a isenção?

Antes de tudo, é importante dizer que a resposta para essa pergunta é: depende. Bom, a isenção do pagamento de taxa vai depender de acordo com o estilo de prova, ou seja, se é um concurso estadual, concurso federal ou concurso municipal e também depende da banca organizadora do concurso público.

Diante disso, muitos grupos de pessoas podem solicitar a isenção em concursos públicos. Então, é muito importante que o “concurseiro” leia e se atente a todos os detalhes do concurso público que for fazer (esses detalhes e informações estão presentes no edital do concurso) para ver o que é dito sobre taxa de inscrição.

Dito isso, de forma geral, há algumas classes de pessoas que podem solicitar a isenção na inscrição em concursos. Veja abaixo!

Foto: (reprodução/internet)

LEIA MAIS: Confira como solicitar e ver se você tem direito ao benefício do Cadastro Único

Inscritos no programa do Cadastro Único (CadÚnico)

Todas as pessoas que estão inscritas no programa podem diretamente e automaticamente solicitar a isenção de taxa de inscrição para concursos a nível federal, aliás, já existe até uma lei sobre isso (lei Nº 13.656, DE 30 DE ABRIL DE 2018).

Essa é uma das formas mais comuns para a isenção da taxa de inscrição. Vale lembrar que essa regra é válida para concursos federais, podendo variar a regra para concursos estaduais ou municipais. Por isso a importância de olhar o edital da prova.

Grupo de pessoas baixa renda

Está muito ligado com o grupo de pessoas anterior, entretanto, pode variar algumas coisas. Isso porque o que é considerado baixa renda pode mudar de lugar para lugar.