Como consultar dívidas registradas no seu CPF

O CPF é o Cadastro de Pessoa Física e funciona como um “número de série” de cada cidadão, ou seja, cada um deve ter o seu. O CPF tem outra função importante: registrar as dívidas e a movimentação financeira de cada pessoa, como na declaração de imposto de renda, por exemplo ou registrar dívida no Serasa ou SPC.

Para quem nasceu depois de 2015, o CPF já é obtido no ato do registro do bebê. Já para os nascidos antes desse ano, é necessário solicitar o documento junto aos Correios, Caixa Econômica ou em unidades de atendimento ao cidadão da sua região.

Foto: (reprodução/internet)

O que é o SPC?

A sigla SPC significa Serviço de Proteção ao Crédito, cadastro nacional que reúne os dados de informação de crédito e que está de acordo com a definição do Código de Defesa do Consumidor.

Esse banco de dados é coordenado e alimentado por associações comerciais e câmaras de dirigentes lojistas do Brasil, onde é possível lojistas/comerciante registrarem dívidas de clientes quando é necessário.

Quando um cidadão atrasa suas dívidas, seu nome e CPF podem ser incluídos nesse cadastro, impedindo a pessoa de conseguir crédito em bancos, financiamentos e empréstimos. Quando isso acontece, é comum dizer que o nome da pessoa está “sujo” no mercado.

Foto: (reprodução/internet)

E a Serasa Experian?

A Serasa Experian é uma empresa privada que também reúne dados enviados por lojas, bancos e financeiras.

Nesses dados estão informações sobre cheques emitidos sem fundos, débitos vencidos e não pagos e protestos de títulos (como, por exemplo, notas promissórias), além de outros registros oficiais e públicos relativos à situação de crédito dos consumidores.

O nome de uma pessoa também pode ficar “sujo” se estiver cadastrado na Serasa. Existem diferentes formas de como consultar CPF. Neste artigo, separamos os melhores aplicativos para você consultar o CPF pelo celular.

Guiabolso

O Guiabolso já é bastante conhecido pelas pessoas que desejam não só consultar o CPF, mas também para quem quer organizar a vida financeira pensando no futuro.

Dentro do app você pode conectar suas contas de banco para que a plataforma te ofereça opções de controle de dinheiro, cartões de crédito, compras e até opções de empréstimos pessoais.

O Radar de CPF mostra, em poucos passos, todas as pendências em seu nome e até as empresas que você possui ou tem sociedade.

Além desses destaques, o Guiabolso tem soluções e dicas para quem deseja conhecer mais sobre investimentos, seguros, cartões de crédito e até abertura de contas digitais.

VEJA MAIS: Benefício do PIS: como consultar e sacar

Serasa Consumidor

Criado há pouco tempo, o app é intuitivo e muito útil para quem quer quitar suas dívidas de maneira ágil e sem complicações.

Depois de um cadastro simples, você consegue visualizar todas as dívidas em seu nome e também já visualiza quais delas estão com ofertas de acordo.

O Feirão Limpa Nome é uma ação da Serasa para que os usuários devedores eliminem suas dívidas com preços baixos e sem juros.

Basta acessar o site e cadastrar sua conta. Além dessas informações, no app você pode conferir o seu Score (pontuação que vai de 0 a 1000 e que mede sua capacidade de quitação de dívidas).

Depois de negociar e pagar as contas atrasadas, sua pontuação vai aumentar e você poderá comprar e obter benefícios bancários novamente.

Agora que você já sabe como consultar CPF, que tal terminar o ano com as dívidas em dia? Aproveite essas dicas e organize suas finanças!