Confira o Passo a Passo para Descobrir seu Número NIS

O Número de Identificação Social, também chamado de NIS, é uma sequência numérica que identifica trabalhadores brasileiros e cidadãos que recebem benefícios de algum programa social.

Através da base de dados fornecida por essa identificação social, é possível ter acesso aos direitos e benefícios sociais e trabalhistas. Existem várias formas de consultar qual é o seu Número de Identificação Social. Continue lendo para conhece-las.

Foto: Reprodução/Internet

O NIS é gerado depois do Cadastro Nacional de Informações Sociais e é exatamente o mesmo número utilizado no Programa de Integração Social (PIS), mas o PIS é vinculado diretamente à Carteira de Trabalho de cada cidadão.

Já o NIS é voltado para beneficiários de programas sociais e gerado independentemente de qualquer vínculo empregatício. É através dele que as pessoas podem ter acesso a políticas públicas do Governo Federal como por exemplo Bolsa Família, ID Jovem, e muitos outros.

Na inscrição de uma família no Cadastro Único para registro dos benefícios por exemplo, cada membro de uma família recebe seu próprio NIS individual.

Foto: Reprodução/Internet

VEJA TAMBÉM: Como fazer o Cadastro Único

Existe mais de uma forma de se informar de qual é seu NIS caso o cidadão esteja inscrito em algum programa de benefício social.

Através do CadÚnico

A maneira mais simples é através do aplicativo para celular ou website do Cadastro Único. Nele, o cidadão precisa fornecer as seguintes informações: nome completo, data de nascimento, cidade, município e nome da mãe.

Ao fazê-lo, imediatamente pode ter acesso a uma certidão que comprova o Número de Identificação Social NIS.

Através da CAIXA

Acessando o site ou baixando o aplicativo para celular da Caixa Econômica Federal e após fazer um cadastro, também é possível ter acesso ao seu número NIS.

Além disso, também é possível fazer a atualização dos dados pessoais de cadastro vinculados ao NIS pela CAIXA, no caso de pessoas que utilizam para o recebimento de benefícios trabalhistas.

A Caixa Econômica Federal emite o extrato do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) tanto pelo site quanto pelo aplicativo, e através dele é possível saber qual é o seu NIS.

Através do Cartão Cidadão

O número NIS também fica impresso no Cartão Cidadão e Cartão Bolsa Família. São os primeiros 11 dígitos que ficam na parte frontal logo abaixo do nome do portador dos cartões.

Através da Carteira de Trabalho

Na Carteira de Trabalho e Previdência Social também é possível encontrar o número NIS –  nesse caso também chamado de PIS por ter o vínculo empregatício, como explicamos anteriormente.

Geralmente o número fica numa folha anexa na Carteira de Trabalho impressa, mas atualmente é possível acessar uma versão digital de sua Carteira de Trabalho através de um aplicativo para celular.

Através do INSS

No site do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), órgão responsável pelo pagamento da aposentadoria e outros benefícios trabalhistas, também é possível ter acesso ao número NIS após cadastramento e criação de uma conta no site.

Também é possível fazer download do aplicativo para celular do INSS para acessar os dados.