Primeiro cartão de crédito – 6 dicas importantes antes de solicitar

Se você é novo no uso de cartões de crédito, pode se surpreender ao saber que pode realmente começar sua jornada de crédito aos 18 anos, a idade mínima exigida para solicitar seu primeiro cartão.

Embora os especialistas financeiros recomendem que você comece a construir seu histórico de crédito o mais jovem possível, nem todos os iniciantes são iguais. Abaixo, vamos dar algumas dicas sobre coisas importantes que você deve se atentar se é a sua primeira vez no mundo dos cartões de crédito.

Foto: (reprodução/internet)

1 – A primeira etapa

De forma resumida, ao pagar com um cartão de crédito, o banco está arcando com aquela compra no primeiro instante e depois você pagará para o banco (essa cobrança vem no formato de fatura).

Por isso, é importantíssimo que você tenha muita responsabilidade ai usá-lo, pois a fatura tem um prazo de validade, caso você não pague até esse prazo, o banco cobra uma taxa a mais em relação ao valor da sua fatura.

Porém, se você acha que o cartão de crédito é muita responsabilidade para você ou se ainda não está preparado, você pode começar a usar somente o cartão de débito ou cartão pré-pago, porque aí vai ser impossível você fazer dívida com o banco.

Foto: (reprodução/internet)

CONFIRA MAIS: Conheça o PagSeguro – Cartão de Crédito, Pré-pago e da Conta

2 – Compare antes de solicitar

Antes de decidir qual solicitar, é muito importante você olhar todas as informações sobre aquele cartão: taxa, juros, limite, renda mínima e qualquer informação que seja importante para você não se decepcionar mais pra frente.

Hoje em dias, já existe diversos cartões de crédito sem anuidade por aí, que geralmente são um bom ponto de partida para o seu primeiro cartão de crédito.

3 – Pague toda a fatura e não só o mínimo

Você pode ter se sentido intimidado com as altas taxas de juros dos cartões de crédito, mas, desde que pague a fatura do cartão de crédito em dia e integralmente, nunca terá que pagá-los.

Isso ocorre porque muitos cartões de crédito oferecem um período entre a data de fechamento da fatura e a data de vencimento. Durante o período de carência, não podem ser cobrados juros sobre o seu saldo, contanto que você pague na data de vencimento.

4 – Use muito pouco do seu limite de crédito

Gastar abaixo do limite de crédito é uma etapa essencial para alcançar uma boa pontuação de crédito. Uma dica é não gastar mais do que 30% do seu limite de crédito.

Os cartões de crédito para quem está começando podem ter limites baixos, mas assim que você adquirir outros cartões e seu limite geral aumentar, você deverá prestar mais atenção à sua taxa de utilização de crédito e gastar com sabedoria.

5 – Não tenha medo de realmente usar seu cartão de crédito

Manter um saldo de R$0 no cartão de crédito não fará nenhum bem a você (ou à sua pontuação de crédito). Os credores e emissores de cartão de crédito desejam ver como você usa o crédito, por isso é importante fazer compras com seu cartão de crédito. Mantê-lo ativo também evitará que seu emissor feche sua conta para você.

Embora você deseje manter a utilização de seu crédito abaixo de 30%, também deseja ter certeza de que está usando o cartão ao máximo.

IMPORTANTE: Qualquer atividade suspeita registrada no sue cartão, entre em contato imediatamente com a emissora do seu cartão.

Traduzido e adaptado por equipe Tudo Dicas

Fonte: CNBC