Sabemos que educar um filho não é tarefa fácil, principalmente na atualidade, onde a tecnologia está cada vez mais inserida no universo dos nossos pequeninos. Ela vem afetando o comportamento deles e a paciência nessa idade vem se tornando mais escassa, fazendo as crianças acharem que podem ter as coisas num piscar de olhos. Essa tarefa de educar vem exigindo dos pais muita sabedoria.
A falta de legitimidade torna esse processo mais difícil, pois onde não existem indicadores para informar a cada um o seu lugar e suas responsabilidades, fica complicado seguir um foco. Outro ponto negativo é que, muitas vezes, os pais colocam o peso dos seus insucessos sobre seus filhos, tornando-os seres humanos que não aceitam falhar na vida, como se isso não fizesse parte da caminhada de cada um.
A formação da família na qual a criança está inserida diz muito sobre seu comportamento. Hoje os pais estão educando seus filhos a não ter que esperar por nada, e que tudo tem que ser atendido imediatamente a qualquer custo. Por isso, a ansiedade é um problema que se torna cada vez mais comum entre as crianças.
Por fim, e de muita valia: PAIS! Não terceirize a educação dos seus filhos, nenhuma babá, professora, parentes, ou até mesmo a internet, vão poder ocupar um lugar que é de RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA sua.
O mal uso de celulares, iPad, televisão e internet, vem contribuindo para o atraso na aprendizagem tanto em casa quanto fora….Segundo algumas dicas de saúde da Academia Americana de Pediatria, o mundo onde as crianças estão crescendo digital, é de grande importância que os pais venham desempenhar com mais responsabilidade esse papel de gestor, mostrando através do seu plano familiar os valores e estilo parental. O que queremos não é deixar a criança fora desse mundo, mas conscientizar o uso apropriado dos aparelhos tecnológicos. Mostrar que existem outras atividades importantes a serem executada que ajudam na interação como o outro tais como:
Para os pais que vivem dentro desse mundo e ainda incentivam seus filhos, despertando esse estilo de vida cada vez mais cedo…sugerimos que incentivem as interações sociais: jogando videogame com seus filhos, assista filmes, shows com eles; aproveite momentos juntos. Faça parte das atividades diárias de sus filhos, não viva apenas monitorando o que eles fazem online, aprenda a interagir.