Tecnologia ao alcance das crianças, torna paciência um “artigo de luxo”

Garota Celular
10 Dicas para Ter Sabedoria nas Redes Sociais
18 de abril de 2017
Projeto Capilar com a linha S.O.S da Salon Line
25 de maio de 2017

Tecnologia ao alcance das crianças, torna paciência um “artigo de luxo”

Sabemos que educar um filho não é tarefa fácil, principalmente na atualidade, onde a tecnologia está cada vez mais inserida no universo dos nossos pequeninos. Ela vem afetando o comportamento deles e a paciência nessa idade vem se tornando mais escassa, fazendo as crianças acharem que podem ter as coisas num piscar de olhos. Essa tarefa de educar vem exigindo dos pais muita sabedoria.

A falta de legitimidade torna esse processo mais difícil, pois onde não existem indicadores para informar a cada um o seu lugar e suas responsabilidades, fica complicado seguir um foco. Outro ponto negativo é que, muitas vezes, os pais colocam o peso dos seus insucessos sobre seus filhos, tornando-os seres humanos que não aceitam falhar  na vida, como se isso não fizesse parte da caminhada de cada um.

A formação da família na qual a criança está inserida diz muito sobre seu comportamento. Hoje os pais estão educando seus filhos a não ter que esperar por nada, e que tudo tem que ser atendido imediatamente a qualquer custo. Por isso, a ansiedade é um problema que se torna cada vez mais comum entre as crianças.

Família-educação

Por fim, e de muita valia: PAIS! Não terceirize a educação dos seus filhos, nenhuma babá, professora, parentes, ou até mesmo a internet, vão poder ocupar um lugar que é de RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA sua.

O Desafio de criar filhos na era digital

O mal uso de celulares, iPad, televisão e internet, vem contribuindo para o atraso na aprendizagem tanto em casa quanto fora….Segundo algumas dicas de saúde da Academia Americana de Pediatria, o mundo onde as crianças  estão crescendo digital, é de grande importância que os pais venham desempenhar com mais responsabilidade esse papel de gestor, mostrando através do seu plano familiar  os valores e estilo parental. O que queremos não é deixar a criança fora desse mundo, mas conscientizar o uso apropriado dos aparelhos tecnológicos. Mostrar que existem outras atividades importantes a serem executada que ajudam na interação como o outro tais como:

  • Gastar tempo em família;
  • Brincar ao ar livre;
  • Interação face a face;
  • Tempo de inatividade desconectado e sono.

Para os pais que vivem dentro desse mundo e ainda incentivam seus filhos, despertando esse estilo de vida cada vez mais cedo…sugerimos que incentivem as interações sociais: jogando videogame com seus filhos, assista filmes, shows com eles; aproveite momentos juntos. Faça parte das atividades diárias de sus filhos, não viva apenas monitorando o que eles fazem online, aprenda a interagir.

Siane Cardoso
Siane Cardoso
Pedagoga, que adora ler, assistir filmes e que nos últimos anos vem se descobrindo na área de Marketing, adquirindo experiência para melhor empreender.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *