Home Emprego 12 Profissões de Marketing do Futuro - segundo o Google

12 Profissões de Marketing do Futuro – segundo o Google

O mundo está cada vez mais digital e se não nos preparamos para essa onda, podemos ficar desatualizados. Já assistiu aquele filme Os Estagiários? Dois homens de 40 anos, Billy (Vince Vaughn) e Nick (Owen Wilson), são surpreendidos quando perdem o emprego. Com muitos problemas financeiros, eles fazem inscrição para uma seleção de estágio no Google. Mesmo sem garantia de contratação, eles vão em direção ao desconhecido, tendo que lidar com a diferença de idade em relação a seus concorrentes.

O filme é hilário, mas tem uma lição interessante: devemos estar preparados para as mudanças sempre! O objetivo deste artigo é listar algumas profissões do futuro de Marketing Digital que estão em alta, de acordo com o Treinamento de Marketing Digital – Cresça com o Google que a equipe do Tudo Dicas participou! Na verdade, o futuro já está acontecendo, então, conheça as profissões e veja se suas competências estão alinhadas:

Cena do Filme Os Estagiários

1. Aquisição e Retenção de Consumidores

São pessoas que criam e implementam o plano de Marketing Digital. Realizam o gerenciamento do orçamento de Marketing. Avaliam o ROI do Marketing Digital. Responsáveis pela análise e rastreamento dos dados. Utilizam webmaster, SEO, SEM e ferramentas de E-commerce.

2. Gerente de Comunidades Digitais

Realiza o monitoramento da marca nas redes sociais. Fornece feedback aos clientes. Produz conteúdo. E gerencia crises no ambiente virtual.

3. Analista de Dados

É capaz de interpretar os dados do Google Analytics, por exemplo, e usá-los para ajustar modelos de negócios, gerar padrões, tendências e fornecer dados para a tomada de decisões.

4. Gerente SEO

Avalia o que os spiderbots veem e faz recomendações. Faz o monitoramento do tráfego e indexação nos mecanismos de busca. Realiza análise de palavras-chaves, ranqueamento e indexação. Realiza análise de conteúdo para densidade de palavra-chave, meta-descriptions e meta-tags.

5. Gerente de SEM

Profissional que realiza pesquisa de palavras-chave, taxa de qualidade e relatórios de tráfego e desenvolve recomendações para melhorar a busca de um produto ou serviço. Usa dados analisados por outros profissionais, faz a interpretação e gera insights a partir dos números para melhoria das estratégias digitais.

6. Redator de Conteúdo

Se você é apaixonado por produção de conteúdo online (como nós), essa é a vaga perfeita! O profissional da área faz revisão, criação, curadoria de conteúdo para sites, aplicativos e rede sociais. Através do conteúdo, é impulsionado a alcançar os objetivos do negócio.

7. Analista de User Experience

Responsável por garantir a lealdade e satisfação do cliente, realizando melhorias na usabilidade e engajamento da plataforma digital. Ele verifica se um site ou aplicativo está de acordo com o que o seu  público-alvo espera. Faz recomendações para tornar a experiência do usuário cada vez melhor!

8. Desenvolvedor Gráfico e de Mídia

Esse profissional cuida da parte visual do site ou aplicativo. Ele produz grafismos, animações e elementos de vídeo.

9. Gerente de Projetos

Se você organiza recursos para projetos, monta a agenda com prazos, faz monitoramento do progresso das ações e conduz a análise de risco, você é um gerente de projetos perfeito para plataformas digitais!

10. Analista de Garantia de Qualidade e Teste

Garante que sites e aplicativos cumpram com suas funcionalidades e revisa todo o conteúdo online.

11. Webmaster

Realiza o gerenciamento diário de um site ou aplicativo. Realiza a inspeção do código e o ajusta para tornar o site atualizado e compatível em navegadores. Conserta links quebrados e imagens com erros. Ele faz testes no site constantemente.

12. Analista de Mídia Online

Profissional que entende de personas e sabe como encontrá-las. Ele negocia, compra e monitora as peças de propaganda para alcançar pessoas com bom custo-benefício. Por vezes, atua alocado em agência de mídia e propaganda.

13. Gerente de E-commerce

É aquele que inspeciona a presença e vendas online. Gerencia a imagem da marca e também o time de web designers e desenvolvedores.

O que o mercado espera de você?

O mercado espera que um profissional de Marketing Digital esteja atualizado em relação aos métodos mais utilizações, aplicações e ferramentas disponíveis e é claro, um profissional que demonstre atitude e tenha experiência na área!

Infográfico - O que o mercado espera dos profissionais de Marketing?
Fonte: Treinamento de Marketing Digital – Cresça com o Google

Quer ficar por dentro de algumas vagas de Marketing Digital? Confira o site Comoequetalá e veja as vagas do seu estado.

BUSCA

ÚLTIMOS ARTIGOS

Como fazer a consulta do Cartão Cidadão

O Cartão Cidadão foi criado nos anos 2000 pelo Governo Federal, em parceria com a Caixa Econômica, com o objetivo de unificar as contas...