Entenda de vez o que é Marketing B2B e como pode te ajudar

Pode haver muitas respostas para a pergunta: “ O que é marketing B2B?” Na realidade, o Google encontra milhares de resultados quando esse assunto é pesquisado. A questão é que a maioria das definições de marketing B2B são um pouco difíceis de entender.

Em termos mais simples, a estratégia de marketing digital B2B (marketing business to business) é o processo de vendas e comercial de criação de relacionamentos com outras empresas para vender-lhes produtos ou serviços. Vejamos melhor sobre esse conceito abaixo.

Foto: (reprodução/internet)

O que é marketing B2B e como pode ser útil

O marketing B2B tradicional, que as empresas usam para vender seus produtos e serviços a outras empresas (empresa para empresa), continua a evoluir para manter sua relevância e eficácia no momento de decisão de compra.

Assim, aqueles que exploram as ferramentas e estratégias mais recentes (como marketing de conteúdo) podem aproveitar as oportunidades de negócios mais lucrativas e atingir todos os seus objetivos traçados. Na verdade, essas estratégias de marketing e modelo de negócio, pode ser muito benéfico a longo prazo.

Até um tempo atrás, o B2B era feita de forma rosto a rosto. A empresa costumavam contratar um grupo de distribuidores para marcar reuniões com donos de outras empresas e transformá-los em clientes.

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Como funciona hoje em dia

Grande parte do marketing digital B2B, marketing digital de web B2B, marketing digital de mídia social B2B, marketing de conteúdo B2B e diversos outros são feitos de forma online hoje em dia.

As agências de marketing B2B são contratadas para lidar com todo o marketing em nome da empresa, pois pode ser difícil para uma empresa se concentrar em seu negócio principal enquanto vende seus produtos e serviços a terceiros.

B2B vs B2C: Qual é a diferença principal entre eles?

O marketing business to business e business to consumer (B2C) usam métodos e princípios muito parecido e possuem o mesmo intuito: vender produtos ou serviços. O público-alvo é a maior diferença entre ambos.

A tomada de decisão entre consumidor final e empresas em relação a comprar e adquirir algo é completamente diferente. Enquanto o primeiro busca por algo relacionando o valor/preço e por questões emocionais (como popularidade de um produto, status e afins). Já o segundo, busca sempre por produtos com potencial de lucro.

A maioria das empresas tem um grupo específico de indivíduos que tomam decisões de compra, e o objetivo de uma estratégia de marketing B2B é direcionar esses indivíduos selecionados para uma discussão persuasiva e estratégias de marketing de por que um produto ou serviço é o melhor.

Muitas estratégias de marketing para o mercado business to business são usadas no marketing para consumidores, mas são ajustadas para atender às necessidades exclusivas dos profissionais de marketing B2B.

Traduzido e adaptado por Tudo Dicas

Fonte: Combo App