Feirão da Casa Própria – Saiba como você pode participar

A dúvida entre alugar um imóvel ou comprar um imóvel é muito comum para muitos brasileiros, entretanto, grande parte da população brasileira busca pelo sonho da casa própria, aliás, é muito bom quando se tem uma casa que você pode chamar de sua.

Porém, para realizar esse sonho não é tão simples por conta do valor de um imóvel ser muito alto no atual mercado imobiliário que temos hoje em dia. Para isso, a Caixa Econômica Federal e o Governo Federal criaram o Feirão da Casa Própria que explicaremos um pouco mais logo abaixo.

Foto: (reprodução/internet)

O que é o Feirão da Casa Própria da Caixa Econômica?

Como dito anteriormente, adquirir a casa/imóvel próprio não é uma conquista tão fácil por conta do valor de um imóvel. Diante disso, a Caixa Econômica disponibiliza alguns programas de financiamento que possuem uma acessibilidade financeira maior.

A Caixa Econômica Federal é um banco público federal que proporciona diversos benefícios e apoio à comunidade brasileira para possuir acesso a e serviços como Bolsa Família, Auxílio Emergencial e outros. Dentre eles estão o Feirão da Casa Própria.

Este ano, a Caixa realizará o evento de forma totalmente virtual e neste artigo será explicado um pouco mais sobre o evento de como funcionará e como participar.

Foto: (reprodução/internet)

VEJA TAMBÉM: Saiba tudo sobre o programa Minha Casa Minha Vida

Financiamento do Imóvel

A Caixa anunciou o primeiro Feirão Digital da casa própria própria este ano. O evento contará com imóveis com possibilidade de financiamento integral, ou seja, 100%, sem necessidade de entrada e com carência de até 6 meses para o início do pagamento parcelado.

Segundo a Caixa, cerca de 180 mil imóveis serão atendidos em todo o território nacional, com a participação de mais de 600 construtoras.

A Caixa informou que os imóveis podem ser selecionados na plataforma do evento, onde o financiamento pode ser simulado e atendido por um corretor bancário via chat.

Vale lembrar que a edição anterior do Feirão Caixa da Casa Própria ocorreu antes da pandemia de 2019. O banco tentou lançar uma versão digital em 2020, mas não avançou como o esperado. Até porque a Caixa aposta no pagamento de assistência emergencial.

Desde 2019, o evento é organizado por uma construtora e a Caixa só patrocina a mostra.

Linha de crédito ligada à poupança

A Caixa lançou recentemente uma nova linha de crédito imobiliário, com juros atrelados ao saldo da conta da poupança, acrescidos de percentual variável. Isso significa que a taxa de juros começa em 3,35% ao ano, é adicionada ao retorno da poupança e a dívida é atualizada mensalmente com base na taxa de juros referencial (TR).

Esse modelo de crédito é adequado para imóveis novos, usados, construção e reforma, com prazo de financiamento de 420 meses (35 anos) e participação de até 80%. Além disso, os bancos aceitam a portabilidade de financiamentos realizados em outras instituições financeiras.

O presidente da Caixa afirmou que esta rota “já representou mais de 40% do total dos contratos imobiliários da agência” e os seus recursos provêm do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) implementado em 2021.