6 maneiras de evitar fraude online de cartão de crédito

A prevenção da fraude de cartão de crédito é importante, principalmente online. Com a tecnologia disponível para os criminosos hoje, a prevenção pode parecer impossível. Nada poderia estar mais longe da verdade.

Comprar na internet ainda pode ser algo seguro de se fazer, com tanto que você faça da maneira certa. Por isso, fique atento às dicas e cuidados que vamos te mostrar abaixo neste artigo.

Foto: (reprodução/internet)

1- Tenha cuidado com quem você compra bens e serviços

Instale um software de segurança, como o AVG, para alertá-lo quando um site for uma ameaça – é sua primeira linha de defesa. Compre apenas em sites confiáveis que tenham um certificado de segurança válido, caso contrário, você pode estar lidando com uma versão falsa do negócio real ou um negócio desonesto.

2 – Verificar endereços físicos e reputação

Certifique-se de que haja um endereço físico da empresa. Números de telefone não são tão úteis porque com a tecnologia atual, é possível ter um número de telefone no Novo México, por exemplo, mas na verdade estar estabelecido em São Paulo, Distrito Federal ou mesmo na Nigéria.

Esteja atento a cópias de vendas muito mal escritas, esses são sinais certos de empresas descuidadas e possivelmente fraudulentas, aliás, empresas mais séries e grandes varejistas investem em bons profissionais para passar uma boa comunicação escrita ao vender algo.

Foto: (reprodução/internet)

LEIA MAIS: 3 dicas para usar o cartão de crédito como um aliado

3 – Números temporários

Normalmente, os cartões de crédito que possuem versão digital podem possuir números diferentes do físico. Na verdade, caso você precise em caso de risco, você pode cancelar esse cartão digital e criar um outro com um número diferente, porém, não se preocupe porque o novo ainda fica atrelado ao seu cartão físico e à sua conta do banco.

4 – Nunca responda a solicitações de informações pessoais

Existem vários golpes por e-mail solicitando a verificação de suas informações pessoais. Normalmente, o e-mail é semelhante ao de um banco ou comerciante real e pode até levá-lo a um site falso que se parece com o real.

Isso é chamado de ‘phishing’ e deve ser relatado ao seu provedor de serviços de Internet imediatamente. Nunca responda, mas em vez disso ligue para o número indicado no verso do seu cartão de crédito ou extrato em caso de dúvidas.

5 – Crie senhas complicadas

Crie senhas difíceis para outras pessoas não descobrirem e clonar o seu cartão. Porém, vale lembrar que você precisa anotar ou conseguir de alguma forma de lembrar essa senha, se não, até você será incapaz de usar o cartão.

6 – Proteja sua identidade

Embora não seja possível se proteger completamente contra fraude ou roubo de identidade, você pode tomar medidas para limitar os danos, caso eles ocorram. Muitas pessoas estão inclinadas a assinar serviços de proteção de monitoramento de crédito quando, na verdade, você pode se fornecer a primeira linha de defesa simplesmente sendo vigilante.

Além disso, conduza verificações de crédito anuais para proteger sua identidade e tenha muito cuidado com as informações que você compartilha online. Pode parecer simples demais, mas a vigilância realmente ajuda muito a proteger sua identidade online.

Traduzido e adaptado por equipe Tudo Dicas

Fonte: Innovation Enterprise Channels