Lead: como tornar um simples visitante em um cliente em potencial

Você sabe o que são Leads? Leads são aquelas pessoas que demonstraram interesse em comprar o produto ou serviço da sua empresa, ao preencher qualquer formulário online com seus dados de contato. O lead, portanto, são clientes potenciais. 

Sabendo que leads são potenciais clientes da sua empresa, o que fazer com isso? É preciso entender como eles podem avançar na jornada de compra e como você pode gerenciar essa evolução pelo funil de vendas apesar de complexo é essencial para o sucesso das Estratégias de Marketing da sua empresa.

Foto: (reprodução/internet)

Como gerar leads de qualidade

Para gerar leads de qualidade é preciso ter uma boa estratégia de marketing para que a intenção de compra e as informações relevantes contidas no lead se aquedem ao perfil de cliente dos potenciais clientes da sua empresa.

A equipe de marketing deve portanto ter várias ferramentas para atrair os clientes certos. Para isso, existem diferentes canais de mídia e independente da escolha, é necessário saber os critérios de qualificação para um bom lead. 

As principais estratégia de vendas são: landing page que é a própria página de divulgação, formulário que vai capturar os clientes em potencial e as informações de contato, a oferta que vai chamar a atenção do cliente e na decisão de compra e o CTA que vai chamar a atenção do cliente. 

Foto: (reprodução/internet)

CONFIRA TAMBÉM: Veja como implementar a estratégia de e-mail marketing na sua empresa

Canais de Mídia 

Agora que você já sabe os elementos essenciais para gerar seus leads com mais eficiência. Vamos conferir os principais canais utilizando suas ferramentas de marketing para vendas. 

Blog: O blog é ótima opção de ferramenta de marketing, com conteúdos interativos e um contato direto com os clientes em potencial. O blog centraliza a produção de conteúdo da marca da sua empresa, com conteúdos de qualidade e ainda atraem visitantes das buscas e uma ótima maneira de aproximar novos leads em outras mídias sociais.

Email Marketing: A opção de email marketing também proporciona conteúdo de qualidade através de ofertas personalizadas para aproximar ainda mais os destinatários. 

Nutrição de leads

A nutrição de leads é o processo de engajamento dos leads pela sua equipe de marketing, são iniciativas de marketing para guiar o processo de compra dos clientes, esse processo também é chamado de lead nurturing

Para nutrir os leads os conteúdos educativos são um combustível. Para isso, os clientes devem receber informações que ajudem a aprender sobre as soluções da empresa, qual valor ela entrega e como ela esta disposta a ajudar e auxiliar nos problemas.

Para construir um bom fluxo de nutrição para sua empresa, é preciso estruturar um processo que personalize os conteúdos de acordo com a sua empresa. Em suma, o processo consiste nas etapas a baixo. 

1. Defina o seu objetivo

Para criar um fluxo, é preciso definir os seus objetivos, ou seja, qual oferta você e sua empresa querem promover. É um produto, eventos, cursos , conteúdos? É importante definir. 

2. Defina a persona

Para que o fluxo de informação seja relevante para as pessoas, os emails precisam ser estruturados. Dessa forma, você atinge o nível de lead e se comunica da forma correta com cada pessoa. Então, defina quem é a persona do fluxo, o perfil, seus comportamentos e as formas que você vai se expressar. 

3. Programe os envios no sistema

Conte com a ajuda de uma plataforma ou automatização de email marketing que permita o recurso de fluxos de nutrição. Muitas delas auxiliam na definição de gatilhos e programação de envios conforme as regras do fluxo de emails.

4. Analise os resultados e otimize

Depois de fazer os envios, não deixe de avaliar o que funcionou ou não, quais abordagens estão gerando mais conversões e como você pode aprimorar o seu fluxo. Não deixe de acompanhar as métricas de email marketing, taxas de abertura, os cliques, descadastros e conversão em seus leads em clientes.