Saiba como comprar veículos com desconto

Ter um veículo próprio é um dos grandes sonhos de vários brasileiros, apesar das facilidades de financiamento, os altos preços tornam esse desejo algo distante para muita gente.

Pensando em dar um destino para veículos apreendidos, órgãos federais, como a Receita Federal, passaram a oferecer leilões, com preços abaixo do mercado e oportunidades para uma boa compra. Se você pretende comprar um veículo por meio de leilões e não sabe por onde começar, continue lendo.

Foto: (reprodução/internet)

A Receita é o órgão federal responsável pelo controle das alfândegas no Brasil, por isso é a principal porta de entrada de mercadorias apreendidas/abandonadas, frutos de contrabando ou sonegação de impostos. 

Quero participar de um leilão da Receita Federal. Como faço?

Para concorrer como pessoa física ou jurídica pelo Sistema de Leilão Eletrônico você deve estar com a situação regular no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), sem pendências junto à Receita e ter o Certificado Digital válido. 

O Certificado Digital garante o seu acesso no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CKAC) e aos editais de leilões. Em caso de dúvidas ou mais informações, você pode consultar o Manual  para participar do Leilão Eletrônico

Foto: (reprodução/internet)

As regras variam conforme cada edital de leilão. Existem casos em que apenas empresas poderão participar. Reforçamos aqui que a Receita não faz leilões vetados a empresas.

As datas, locais e produtos são definidos pelo edital. Ainda não há uma previsão do retorno dos leilões presenciais, mas neste caso, os participantes podem conferir as ofertas pessoalmente.

Já para leilões pela internet, é necessário um cadastro e a apresentação de documentos específicos. 

Mesmo sem ter o acesso finalizado ou Certificado Digital, qualquer um pode consultar pela internet os leilões e produtos oferecidos. Acompanhe os editais abertos em todo Brasil neste link.

Comece a dar os lances

Após finalizar seu cadastro e estar habilitado pelo Certificado Digital, você pode participar da primeira fase, onde já se consegue dar lances pelo produto que lhe interessar. O preço pelo lote deverá ser até 10% a mais do que o maior lance.

Quem preencher esse primeiro requisito será selecionado para segunda fase, onde ocorre o pregão de fato. A partir daí, os interessados darão lances diretos e competem entre si. Quem der a melhor oferta, e não for confrontado, leva o lote para casa!

Analise bem as ofertas, a descrição sobre as condições e a localização dos produtos, muitas vezes o preço é excelente, mas o veículo leiloado se encontra numa cidade distante ou até mesmo outro estado

A Receita não oferece garantias sobre o produto, por isso fique atento. Os custos das despesas, taxas e fretes ficam por conta comprador.

Por ser uma Licitação Pública, caso o lote seja arrematado e o vencedor não efetue o pagamento conforme as regras previstas pelo edital, ele pode ser multado, sofrer punições administrativas e penais.

Em caso de dúvidas sobre o edital ou o Sistema de Leilão Eletrônico, você deve contactar a Comissão de Leilão nos canais de atendimento informados diretamente no edital que te interessar.

Bom negócio!

By Tudo Dicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts