Marketing Online x Marketing Offline: Veja a diferença e qual é o melhor para você

Escolher a melhor forma de comercializar seu negócio não é uma tarefa fácil. Existem tantas opções por aí e os gerentes estão sempre se perguntando como atingir seu público da melhor maneira possível. Neste contexto, é fundamental conhecer as principais diferenças entre o marketing online e o marketing offline.

Ambas as opções têm benefícios significativos, mas é importante que você considere o perfil da sua empresa e o perfil dos clientes ao tomar sua decisão, está interessado? Vamos entender melhor esses conceitos e analisar as ações que o ajudam a divulgar sua marca.

Foto: (reprodução/internet)

Marketing online o que é?

O marketing digital, nas suas mais diversas vertentes, é uma atividade que inclui a distribuição e o merchandising na Internet. Além de acelerar as redes conectadas e reduzir custos, também ocupará cada vez mais espaço, especialmente depois que gadgets como smartphones, tablets e laptops se espalharem.

A sua finalidade é a mesma do marketing tradicional, que é a promoção de um produto ou serviço, mas as suas ferramentas e funcionalidades são completamente diferentes.

Com o conhecimento correto, a mecânica é muito ampla e basicamente inclui sites, mídias sociais, blogs, links patrocinados, criadores de vídeo e marketing por e-mail.

Foto: (reprodução/internet)

LEIA TAMBÉM: Entenda de vez o que é Marketing B2B e como pode te ajudar

Conceito do marketing offline

O marketing offline é baseado na estratégia tradicional de promover produtos e serviços sem o uso do mundo digital. Alguns desses métodos são usados ​​há décadas (ou séculos) e ainda podem ser muito importantes para o seu negócio, dependendo do seu nicho.

Alguns exemplos comuns, abaixo: 

  • Anúncios impressos, como folhetos, outdoors, anúncios em jornais e revistas;
  • Anúncios de TV e rádio;
  • Criação de cartazes promocionais;
  • Ações no momento da venda;
  • ligações diretas para base de contato.

Algumas diferenças entre marketing online e marketing offline

1. Alcance 

O alcance é uma das principais diferenças entre o marketing digital e o marketing offline. As estratégias online estão disponíveis para um grande número de pessoas em todos os lugares, pois a internet oferece uma visibilidade muito maior do que as ações que podemos realizar no mundo real.

Por exemplo, um blog é acessível para usuários da Internet do outro lado do mundo, mas os pôsteres são visíveis apenas para usuários de passagem da Internet. As campanhas de email marketing podem ser entregues de forma totalmente instantânea para clientes em diferentes cidades, estados e países.

2. Custo

O preço é uma grande diferença entre as duas possibilidades. De modo geral, o marketing digital é, em última análise, muito mais barato porque usa ou não estratégias baratas. Por exemplo, redes sociais e sites podem ser usados ​​em nome de sua empresa sem nenhum custo adicional.

Por outro lado, as atividades tradicionais de marketing tendem a ser caras. Anúncios em jornais e revistas, TV e rádio são inconvenientes para start-ups e pequenos negócios.

3. Tempo

Considerando o marketing digital e o marketing offline, o timing das ações também é bastante diferente. Uma estratégia mais tradicional – além de ser muito cara – devido às campanhas de longo prazo – é ineficaz, pois os espectadores se cansam rapidamente. 

4. Equipe

As equipes envolvidas nos dois tipos de marketing também são bastante diferentes. As operações off-line definitivamente requerem especialistas especializados no desenvolvimento, projeto e até mesmo negociação de veículos de distribuição, aumentando a necessidade de especialistas.

5. Diálogo

Sem dúvida, o diálogo com o público em geral é muito mais eficaz graças à Internet. Tudo no mundo virtual acontece instantaneamente e a web não para, resultando em maior tempo de serviço e comunicação e exibição 24 horas por dia e sete dias por semana.

6. Linguagem

Mesmo que a intenção de sua campanha seja a mesma, a escolha de usar marketing digital ou marketing offline muda um pouco o idioma. Seja qual for o seu público-alvo, existe um espaço intimista na internet, para informalidade.

7. Análise

Outra vantagem importante do marketing digital sobre o marketing tradicional é que as empresas podem medir e avaliar os resultados com precisão. Claro, é muito mais fácil medir tudo na Internet porque todos os dados foram digitalizados.