Monetizando pelo Youtube: entenda como isso funciona

O Youtube é uma das redes sociais mais utilizadas pelos criadores de conteúdo na internet, é uma grande tendência no Brasil e no mundo com um número gigante de cursos online, youtubers e outros produtores. 

Caso você tenha boas ideias ou um conhecimento sobre algum assunto específico, use os vídeos para compartilha-los. Para um criador de conteúdo, o youtube é o local ideal para atrair mais audiência. Ficou interessado? Descubra agora mesmo como funciona a monetização no youtube.

Foto: (reprodução/internet)

Como funciona a monetização do youtube

Basicamente, a monetização no youtube é através do Youtube Partner Program, com isso é feito o cadastro gratuito do produtor de conteúdo que já possui uma conta na plataforma. Até o ano de 2018, os produtores de conteúdo podiam ganhar dinheiro com os anúncios veiculados no início dos vídeos. As regras eram; 

  • Produzir um conteúdo original;
  • Ter uma frequência regular;
  • Não desrespeitar às regras da Comunidade do YouTube;
  • Residir em um dos países da lista do Partner Program.

Após o cadastro e a aprovação no programa, bastava começar a produzir. Os anúncios são através da AdSense, a plataforma oficial de anúncios da Google, logo a audiência estava vinculada com a quantidade de cliques em anúncios e tempo de publicidade assistidos pela audiência do canal.

Foto: (reprodução/internet)

LEIA TAMBÉM: 5 motivos para você começar a empreender pelo Instagram

Mudanças

Como o processo era simples, diversos produtores se aplicavam ao programa, o que dificultava a validação dos canais que seriam aprovados. Além disso, os anunciantes não podiam controlar para quais vídeos os anúncios iriam aparecer.

Infelizmente, boa parte das propagandas era veiculada a vídeos ofensivos e censuráveis. E para grandes empresas isso foi motivo suficiente para sair do programa de parcerias da Google. 

A primeira mudança

Com isso, o youtube resolveu mudar algumas coisas na relação dos donos de canais no youtube. A partir disso a monetização dos vídeos e a associação com o Partner Program passou por novos pré-requisitos como: ter mais de 10 mil visualizações no canal. 

Dessa forma, a exibição de anúncios não estaria veiculada a vídeos ofensivos e os produtores de conteúdo podem ganhar mais dinheiro com seus vídeos. Infelizmente, só isso não bastou para evitar que conteúdos abusivos recebem monetização. 

Monetização no YouTube a partir de 2018?

Após os inúmeros escândalos envolvendo o youtube, todos os canais que querem monetizar seus vídeos passam por uma criteriosa análise, não só número de visualizações, como o conteúdo exposto, o engajamento dos usuários entre outras coisas.

Dessa forma, a monetização só acontece de imediata em canais com pelo menos 1 mil inscritos e ao menos 4 mil horas de conteúdo assistido nos últimos 12 meses de canal, para que seja validado para o programa de monetização. 

Muitos canais ativos que não cumpriam os requisitos foram removidos. Além disso, a plataforma revisa de forma manual qualquer violação das regras da plataforma, e os spam e denúncias, tudo para garantir que os canais estejam de acordo com as diretrizes do site.

Outra novidade é que o Youtube se comprometeu em ser mais transparente com os anunciantes, fornecendo mais informações sobre as suas propagandas e como está a veiculação delas. A monetização dos vídeos online sempre foi uma tarefa complicada, porém as mudanças no Partner Program tornaram o processo mais dificíl.

E por mais que seja uma rede bastante visitada, a retorno financeiro não sempre é o esperado. Caso você tenha ideias e a disposição para produzir conteúdo de qualidade, não perca tempo e comece aos poucos até conseguir se associar ao Partner Program.

By Tudo Dicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts