Saiba o que te torna um profissional qualificado

Em uma palestra sobre mercado de trabalho, currículo e imagem, Waldir Santos, professor da Faculdade Estácio e administrador, mostrou aos alunos de Engenharia e Direito, a nova situação do mercado de trabalho.

Ele explica que a demanda das empresas para as atividades produtivas mudou em relação há 30 anos atrás e hoje existem pessoas que tem um raciocínio analógico e outras digital.

Foto: (reprodução/internet)

Raciocínio Analógico x Digital

Waldir ressalta que “Pessoas raciocinam no mundo analógico e outras no digital. Para fazer o analógico entender o digital é difícil, pois ambos tem um raciocínio diferente. Isso é conhecido como modelo mental“.

Segundo ele, aquelas pessoas que já estavam na empresa e que tem esse modelo mental antigo sofrem um choque de cultura organizacional, por causa da chegada do digital. “Estamos em um novo contexto e precisamos ter um comportamento diferenciado”, acrescentou.

Ele trouxe vários questionamentos durante a palestra dentre eles estão ‘como faço para essa engrenagem do mundo girar, do ponto de vista de criatividade produtiva da empresa?’ e ‘como fazer com que uma pessoa com esse raciocínio entre no mercado hoje?’

Foto: (reprodução/internet)

De acordo com Waldir, a resposta para isto está na análise que o candidato deve fazer do mercado para entender qual a necessidade da empresa e o que ele poderá oferecer para ela.

VEJA TAMBÉM: 4 dicas para ser um empreendedor bem sucedido

Conhecimento, Habilidade e Atitude. Você tem?

Será que você tem a competência necessária para estar em um determinado cargo da empresa? O professor salientou que nas universidades aprendemos o conhecimento, mas hoje ele não é suficiente.

Atualmente, uma pessoa precisa ter competência, que está baseada no tripé conhecimento, habilidade e atitude.