Veja como conseguir sua primeira oportunidade de emprego

Para aqueles que ainda não possuem um emprego e nunca trabalharam formalmente, o ciclo de pergunta “Como vou arrumar um emprego se não tenho experiência? Mas como vou ter experiência se nunca tive um primeiro emprego?” é muito comum. Entretanto, há outras formas de superar esse dilema.

Bom, isso não está somente relacionado ao fato de não possuir experiência profissional no currículo, mas também de uma personalidade de expertise que ainda não foi desenvolvida no futuro profissional. Neste artigo, vamos te mostrar como superar essa barreira e te ajudar a alavancar sua carreira profissional.

Foto: (reprodução/internet)

Qual o primeiro passo para conseguir o seu primeiro emprego

Talvez, este seja o momento onde mais dúvidas surjam, aliás, o que de fato colocar no currículo? Bom, antes de tudo, essa será uma dica muito importante independente de ser para a candidatura do primeiro emprego ou não.

Você precisa ser claro, simples e objetivo no seu currículo. Além disso, precisa ser um currículo atrativo, ou seja, com um bom layout e um bom português. Imagina a quantidade de candidatura que o recrutador de uma empresa recebe por dia.

Logo, o seu precisa chamar a atenção na primeira olhada que ele der.

Depois de ter conquistado a atenção do recrutador no seu currículo, tente resumir as informações, habilidades, cursos e tudo mais que você quiser colocar, pois ele olhará de forma breve o seu CV antes de olhar com mais detalhe. Aliás, a avaliação do profissional por parte da empresa já começa no momento do currículo.

Foto: (reprodução/internet)

CONFIRA MAIS: Vagas de Emprego – 5 aplicativos para conseguir a sua oportunidade

Quais experiências colocar no CV se não há nenhuma?

Por mais que não haja muita experiência em algum emprego fixo ou algo do tipo, use as experiências, cursos e habilidades que você já tem para preencher seu currículo.

Nesta parte, é o momento de colocar sua formação escolar, formação acadêmica, algum curso que você já fez, atividades extracurriculares e trabalhos voluntários no seu currículo, aliás, há muitos cursos gratuitos na internet.

Apesar disso, as empresas olham esse serviço prestado com bons olhos pois mostram iniciativa, vontade de aprender e interesse por parte do futuro profissional.

Para aqueles que estão na faculdade, o estágio e o trainee podem ser uma ótima opção. Para aqueles que estão no ensino médio, o jovem aprendiz será um diferencial no seu currículo.

Além disso, você pode colocar habilidades e características que você desenvolveu nessas experiências, até porque, é isso que a empresa está buscando em um possível colaborador: o que ele pode oferecer para a instituição.

Oportunidades perfeitas para um primeiro emprego

Antes de falarmos sobre algumas vagas que podem se encaixar na sua primeira oportunidade, não fique preocupado, há certas empresas que preferem contratar profissionais que não têm um currículo recheado, pois este colaborador pode ser moldado mais facilmente ao perfil da empresa.

Além de estágio, trainee e jovem aprendiz, algumas vagas como vendedor e assistente, por mais talvez que não sejam sua especialidade, podem ser uma ótima oportunidade para você começar a desenvolver sua personalidade profissional, claro, além de enriquecer seu currículo.

Outro fator que pode parecer óbvio, mas é saber como se portar na entrevista de emprego ou durante o processo seletivo. Para isso, é muito importante que você conheça a si mesmo, aliás, o entrevistador perguntará muita coisa que será sobre você.

Conclusão

Depois de entender todas essas dicas, ficará muito mais fácil conquistar seu futuro profissional e tornar seu currículo exemplar.