E-mail marketing, como o próprio nome insinua, consiste em uma ferramenta de marketing digital executada através do envio de mensagens por e-mail.
Muitas empresas de vários setores passaram a aderir a esse tipo de divulgação para seus produtos e serviços. Mas você já conhece os principais benefícios de utilizar essa estratégia de venda em seu negócio? Continue lendo para saber mais.
Se antigamente o canal de comunicação usado pelas empresas era enviar a consumidores ou clientes em potencial a chamada “mala direta” – uma correspondência enviada diretamente ao endereço residencial ou comercial – esta foi substituída por sua versão digital.
Existem vários critérios específicos possíveis para adequar implementação dessas ações de marketing via emails a depender do modelo de negócio e do público-alvo das campanhas de email.
Listaremos nesse post alguns dos principais benefícios de se utilizar essa estratégia de marketing.
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Custo-benefício
A comparação entre o que se gasta com implantação do uso de marketing via e-mail com o retorno financeiro possível é muito satisfatória para a perspectiva das empresas que utilizam desse meio para se divulgarem.
A depender da indústria de mercado, há um melhor retorno sobre o investimento em e-mail marketing, sendo um dos mais altos dentre as diferentes estratégias de publicidade que existem hoje.
E várias técnicas para engajamento da base de clientes que, quando bem implementadas, podem aumentar ainda mais a margem de lucro que esse ação de marketing atrai.
Alcance
Com os envios automatizados de centenas ou até milhares de e-mails simultaneamente, se torna bem mais fácil alcançar um público muito maior e mais diversificado.
E-mails também são veículos de comunicação mais isentos das influências dos algoritmos que determinam o direcionamento de postagens em uma rede social por exemplo, aumentando a garantia de que a publicidade chegará no destinatário desejado.
Personalização
A veiculação de e-mails oferece várias opções de personalização para uma comunicação de qualidade, pois nela podem ser inclusos textos de diferentes estilos, links, imagens e até mesmo vídeos ou GIFs.
Isso atrai mais a atenção dos usuários e promove mais liberdade criativa para o prosseguimento da campanha publicitária do seu negócio, além de ampliar as possibilidades de apresentação de seus produtos ou serviços.
Apenas o fato de poder criar uma mensagem mais personalizada e o nome do cliente no corpo do texto por exemplo, já atrai mais acessos em suas mensagens.
Direcionamento
As pessoas engajadas em newsletters ou e-mails com promoções e ofertas sazonais costumam checar sempre os tipos de conteúdos que atraem atenção em suas caixas de entrada, permitindo a fidelização de clientes que formem um público-alvo engajado.
A maioria dos consumidores checa sua correspondência digital com muita frequência e é uma forma menos invasiva e ao mesmo tempo bastante direta de se comunicar de forma eficiente com uma clientela.
Controle de dados
Através dos dados obtidos sobre a interação dos leitores com o conteúdo publicado através de suas mensagens de e-mails publicitários, é possível ter uma noção maior de quais tipos de conteúdo cada cliente interage com maior frequência.
É mais difícil ter informações relevantes que formem uma base de dados para fins publicitários tão precisa e direta através de uma lista de contatos de clientes em outras plataformas como redes sociais e sites, por exemplo.