E-mail marketing e os grandes benefícios para o seu negócio

E-mail marketing, como o próprio nome insinua, consiste em uma ferramenta de marketing digital executada através do envio de mensagens por e-mail.

Muitas empresas de vários setores passaram a aderir a esse tipo de divulgação para seus produtos e serviços. Mas você já conhece os principais benefícios de utilizar essa estratégia de venda em seu negócio? Continue lendo para saber mais.

Imagem: Reprodução/Web

Se antigamente o canal de comunicação usado pelas empresas era enviar a consumidores ou clientes em potencial a chamada “mala direta” – uma correspondência enviada diretamente ao endereço residencial ou comercial – esta foi substituída por sua versão digital.

Existem vários critérios específicos possíveis para adequar implementação dessas ações de marketing via emails a depender do modelo de negócio e do público-alvo das campanhas de email.

Listaremos nesse post alguns dos principais benefícios de se utilizar essa estratégia de marketing.

Imagem: Reprodução/Web

LEIA TAMBÉM: Como implementar estratégias de e-mail marketing em sua empresa

Custo-benefício

A comparação entre o que se gasta com implantação do uso de marketing via e-mail com o retorno financeiro possível é muito satisfatória para a perspectiva das empresas que utilizam desse meio para se divulgarem.

A depender da indústria de mercado, há um melhor retorno sobre o investimento em e-mail marketing, sendo um dos mais altos dentre as diferentes estratégias de publicidade que existem hoje.

E várias técnicas para engajamento da base de clientes que, quando bem implementadas, podem aumentar ainda mais a margem de lucro que esse ação de marketing atrai.

Alcance

Com os envios automatizados de centenas ou até milhares de e-mails simultaneamente, se torna bem mais fácil alcançar um público muito maior e mais diversificado.

E-mails também são veículos de comunicação mais isentos das influências dos algoritmos que determinam o direcionamento de postagens em uma rede social por exemplo, aumentando a garantia de que a publicidade chegará no destinatário desejado.

Personalização

A veiculação de e-mails oferece várias opções de personalização para uma comunicação de qualidade, pois nela podem ser inclusos textos de diferentes estilos, links, imagens e até mesmo vídeos ou GIFs.

Isso atrai mais a atenção dos usuários e promove mais liberdade criativa para o prosseguimento da campanha publicitária do seu negócio, além de ampliar as possibilidades de apresentação de seus produtos ou serviços.

Apenas o fato de poder criar uma mensagem mais personalizada e o nome do cliente no corpo do texto por exemplo, já atrai mais acessos em suas mensagens.

Direcionamento

As pessoas engajadas em newsletters ou e-mails com promoções e ofertas sazonais costumam checar sempre os tipos de conteúdos que atraem atenção em suas caixas de entrada, permitindo a fidelização de clientes que formem um público-alvo engajado.

A maioria dos consumidores checa sua correspondência digital com muita frequência e é uma forma menos invasiva e ao mesmo tempo bastante direta de se comunicar de forma eficiente com uma clientela.

Controle de dados

Através dos dados obtidos sobre a interação dos leitores com o conteúdo publicado através de suas mensagens de e-mails publicitários, é possível ter uma noção maior de quais tipos de conteúdo cada cliente interage com maior frequência.

É mais difícil ter informações relevantes que formem uma base de dados para fins publicitários tão precisa e direta através de uma lista de contatos de clientes em outras plataformas como redes sociais e sites, por exemplo.