Quantos cartões de crédito você realmente precisa?

Atualmente, é comum ter vários cartões de crédito, mas será se é uma boa ideia? Sim, se você deseja mais flexibilidade (e recompensas) do que um único cartão pode oferecer, você pode assumir a responsabilidade de manter o controle sobre o número que escolher.

Mas antes de definir um número, considere como você equilibrará sua dívida geral, a posição de sua pontuação de crédito e suas necessidades de estilo de vida.

Foto: (reprodução/internet)

Por que você pode querer ter vários cartões de crédito

Você pode ter um cartão de crédito separado apenas para compras online. Isso pode ajudá-lo a controlar seus gastos e ficar de olho em caso de roubo de identidade ou fraude. Assim, você tem um backup se um de seus cartões de crédito for perdido ou roubado.

Você pode ter um cartão extra como backup ao viajar para o exterior. Isso é útil caso seu cartão principal não seja aceito para onde você viaja.

Sobre as recompensas, dependendo das diferentes recompensas que cada uma oferece, você pode decidir que deseja vários cartões de crédito para ganhar as recompensas mais valiosas possíveis em diferentes categorias.

Foto: (reprodução/internet)

VEJA TAMBÉM: 3 dicas para usar o cartão de crédito como um aliado

O que você precisa se atentar se você tem vários cartões de crédito

Considere deixar os cartões mais antigos ainda funcionando, mesmo se você solicitar um novo cartão. Isso lhe dará um histórico de crédito mais longo, o que é bom para sua pontuação de crédito.

Use todos os cartões ocasionalmente para evitar que se tornem inativos. Se você tiver vários cartões de crédito, poderá acabar com cartões que não usa. Alguns cartões também têm taxas anuais. Certifique-se de entender as condições de todas as suas contas para que você possa planejar adequadamente.

Fique de olho no total que você pegou emprestado. É mais fácil acumular dívidas quando você usa vários cartões. Certifique-se de usar seus cartões com sabedoria, solicitar um novo cartão não é uma solução para outros problemas financeiros e pode levar à dívidas incontroláveis no futuro.

Se você tiver um novo cartão com anuidade baixo como forma de consolidar a dívida a uma taxa de juros mais baixa, use o cartão conforme planejado. Não use o crédito extra para endividar-se cada vez mais.

Considere o tempo antes de solicitar um novo cartão. Se você solicitar vários cartões em um curto espaço de tempo, isso pode afetar negativamente sua pontuação de crédito e se você estiver comprando um carro ou uma casa em breve, isso pode significar que você terá condições de empréstimo menos favoráveis.

Dicas sobre como gerenciar vários cartões de crédito

Lembre-se de que ter vários cartões de crédito não prejudica necessariamente sua pontuação de crédito. Na verdade, seu relatório de crédito se beneficia do uso de cartões de crédito estabelecidos pelo menos a cada poucos meses.

Basta manter algumas coisas simples em mente para garantir que você esteja obtendo o máximo benefício de seus cartões:

Pagar em dia é o mais importante

Quando você possui vários cartões, o banco online pode ser uma ferramenta útil para gerenciar várias contas. Definir lembretes de pagamento automático pode ajudá-lo a manter as datas de vencimento corretas.

Não use todo o seu crédito disponível

Tente usar no máximo 70% do crédito total

Traduzido e adaptado por equipe Tudo Dicas

Fonte: Better Money Habits