Saiba como se dar bem na sua entrevista online de emprego

Mudou bastante a maneira como a gente passou a fazer as coisas depois da pandemia do covid, isso em diversos setores: entretenimento, financeiro, social, político, cultural e inclusive a forma como a gente trabalha.

Diante disso, coisas que antes eram todas feitas presencialmente, agora são todas feitas de forma online, inclusive entrevistas de emprego e processo seletivo. Por conta disso, os desafios agora são outros e neste artigo vamos mostrar algumas dicas de como você pode se dar bem na sua entrevista de emprego.

Foto: (reprodução/internet)

Teste antes a tecnologia que irá usar

Na entrevista presencial, não era importante nos preocupar com essas questões, mas agora é essencial que você já conheça o aparelho que irá fazer a entrevista de emprego (como notebook, celular ou tablet), assim também os softwares (como Google Meet, Skype, Zoom e etc.).

Para que você tenha certeza de que tudo está funcionando, tente ter uma conversa por vídeo com algum familiar/amigo, ou então ligue para você mesmo de um aparelho para outro. Assim, você verá se a internet ou até se o seu microfone está funcionando bem.

Além disso, neste momento também é importante checar se seu nome que estará sendo exibido está correto, para caso você esteja com algum nome engraçado ou apelido, não passar por uma situação vergonhosa na entrevista online.

Foto: (reprodução/internet)

VEJA TAMBÉM: Veja como conseguir sua primeira oportunidade de emprego

Tente praticar antes

Depois de ver que todo o equipamento está funcionando, pratique aquilo que você vai falar, como vai falar e sobre o que vai falar. É importante que você tente prever as perguntas que o recrutador fará, como o porquê você escolheu aquela vaga.

Pratique ouvir com atenção e falar devagar e claramente. Você conseguirá criar mais segurança e confiança nas entrevistas se você praticar cada vez mais.

Escolha um local calmo e com boa conexão

Encontre um ambiente silencioso com o mínimo de ruído de fundo e sem distrações. Além disso, certifique-se de ter iluminação adequada e de que nada atrapalhe a sua atenção durante sua entrevista online ou processo seletivo. Por isso também é importante evitar redes sociais durante as entrevistas online.

Certifique-se de todas as pessoas que moram com você saibam que não devem incomodá-lo. Um cenário profissional mostrará ao entrevistador que você leva a entrevista online e o trabalho a sério.

Reúna seus materiais necessários

Tenha algo ao seu alcance que você possa anotar alguma informação importante. Considere imprimir uma cópia do seu currículo ou tenha uma aba aberta para consultar durante a entrevista.

Todas essas ferramentas podem ser úteis, mas certifique-se de que não desviem sua atenção com muita frequência durante a conversa com o recrutador.

Faça perguntas também

Além de preparar as respostas para algumas perguntas comuns da entrevista online, também é aconselhável que você prepare várias perguntas. Pergunte ao entrevistador sobre os requisitos do trabalho, os benefícios e salários ou o que eles pensam da empresa.

Quando você faz isso, as empresas também percebem que você realmente tem interesse na vaga. Quaisquer perguntas que permitam ao entrevistador compartilhar informações adicionais sobre o que eles esperam do candidato ideal irão ajudá-lo na seleção do próximo estágio da entrevista.

Vestir-se profissionalmente

Mesmo que você não se encontre pessoalmente com seu entrevistador, ainda é importante vestir-se de maneira profissional. Use roupas mais conservadoras e casual de negócios. Sua vestimenta comunicará seu nível de profissionalismo ao entrevistador, então vista-se com cuidado.

Faça contato com os olhos

Fazer contato visual durante uma entrevista online ou em um ambiente virtual é mais difícil do que você imagina. Ao responder às perguntas, você precisará focar seu olhar diretamente na webcam, em vez de no rosto do entrevistador ou no seu.

Manter contato visual e acenar com a cabeça mostrará ao entrevistador que você está envolvido e ouvindo com atenção.

Considere sua linguagem corporal

Lembre-se de sorrir e acenar com a cabeça quando o entrevistador falar. Sente-se ereto e aja como faria durante uma entrevista pessoal. Obviamente, você não poderá apertar a mão ao encerrar a sessão, então precisará mostrar seu profissionalismo e boas maneiras de outras formas.

Conclusão

Depois dessas dicas, você estará pronto para a sua entrevista virtual e conseguirá chamar a atenção de forma correta das empresas durante o recrutamento.