SEO: Entenda de vez o que é, para o que serve

Você sabe o que é SEO? Vamos por partes, você sabe o que é o Google? Toda vez que alguma página vai pra internet, o Google (e outros buscadores), a indexam para que seja mais fácil encontra-la para as pessoas que procuram. 

Com o fluxo intenso de muitas páginas sendo publicadas todos os dias, há uma grande concorrência e para que uma página fique à frente das demais existe o SEO (Search Engine Optimization). SEO é uma otimização para os motores de busca, um conjunto de técnicas que vão influenciar os buscadores na definição do ranking de uma página. 

Foto: (reprodução/internet)

Como é o funcionamento do Google 

Você já tentou analisar o processo que está entre você digitar e clicar nos resultados do Google? De forma geral, o que acontece é que o google possui muita qualidade e velocidade e isso a torna a empresa com o maior buscador do mundo. 

Esses mecanismos de busca são tão grandes que em inglês podemos dizer “to google” para se referir a uma pesquisa. Agora, vamos ver o que está por trás desse mecanismo de busca mais acessado do mundo.

O rastreamento é um dos principais processos de retorno de pesquisa, junto com a indexação e a exibição de resultados. No rastreamento, os robôs do Google, também chamados de Googlebot, identificam as páginas para então enviar ao índice do buscador.

Foto: (reprodução/internet)

LEIA TAMBÉM: Dicas para sua empresa se manter relevante como influenciadora

Indexação e exibição de resultados 

O processo é iniciado com as URLs geradas com os processos anteriores, com visitas as páginas, o Googlebot vai identificar links existentes e inclui a lista de rastreamento. A partir disso, são detectados novos sites, alterações e exclusões atualizados durante o processo.

Logo, ocorre a indexação, nele o Googlebot processa as páginas rastreadas para incluir ao índice. Então, são indexadas informações, por exemplo o conteúdo da página, data de publicação, região, descrição, dados estruturados e o título.

Dessa forma, a partir de uma consulta, uma pesquisa de páginas é feita no índice do Google e assim exibirá os resultados mais relevantes. E essa relevância é baseada em mais de 200 fatores de ranqueamento.