O que são os números do cartão de crédito?

Quem tem um cartão de crédito/débito ou pelo menos usou alguma vez na vida, já observou uma série de números contidos nele.

Você já se perguntou algum dia por que que aqueles números estão ali? Ou o motivo deles estarem ali no cartão? Isso com certeza já te causou alguma curiosidade em algum momento da vida.

Foto: (reprodução/internet)

Significado de cada número

Muitas vezes você já ficou confuso sobre o significado de cada número no seu cartão, porém, eles têm significado, são basicamente, um número de identificação do cartão.

Eles normalmente possuem 16 dígitos que são divididos em 4 colunas de 4 números. O primeiro número identifica a bandeira do cartão. Então, por exemplo, os cartões Visa começam com o número ‘4’, já os cartões Mastercard começam com o número ‘5’.

Do segundo até o sexto dígito do cartão, informa o banco emissor e do 7º dígito até o 15º dígito é o número da conta do dono do cartão. E o último dígito é somente um dígito de segurança para confirmar que a sequência está certa.

Foto: (reprodução/internet)

CONFIRA MAIS: Como solicitar o Cartão Caixa Gold

Origem dos cartões de crédito

Mesmo que pareça algo que sempre existiu, o cartões surgiram a pouco tempo, antes disso, eram usados outros métodos de pagamentos como o dinheiro em papel.

A ideia se popularizou com Frank McNamara (dono do Diners Club) por volta de 1950 nos Estados Unidos quando ele esqueceu seu dinheiro em casa e o dono do restaurante fez uma espécie de cartão com o nome de Frank para ele poder pagar a dívida depois.

Muito próximo com o que temos hoje em dia, não acha?

Porém, a ideia de crédito já era usada bem antes, por volta de 1920 em que donos de restaurantes, por exemplo, davam uma espécie de “cartão de cortesia” para seus clientes mais fiéis para eles usarem.

Durante esse tempo, surgiu também as 2 maiores bandeiras de cartão que conhecemos hoje: Visa (antes conhecida como BankAmericard) e o Mastercard (antes conhecido como Master Charge).

Com o passar do tempo, a ideia foi sendo desenvolvida e aprimorada até chegar no que conhecemos como sendo de fato cartão de crédito.

Vale lembrar que o cartão de débito foi desenvolvido mais ou menos naquele mesmo contexto.

Esse método de pagamento obteve tanto sucesso que começou a ser colocado em prática por todo o mundo, inclusive no Brasil.

Chegada do cartão de crédito no Brasil

Ao contrário do que muitos podem pensar, o cartão de crédito não demorou para chegar ao Brasil. Posou em território brasileiro por volta de 1954-56.

Aqui no Brasil, ele era aceito somente em poucos restaurantes e o cartão foi popularizado pelo empresário da Checoslováquia Hanus Tauber.

Logo depois, o empresário comprou uma franquia do Diners Club (empresa do criador do cartão de crédito nos Estados Unidos) e implantou aqui no Brasil.

Com o passar dos anos, várias outras bandeiras foram surgindo (como Elo) e o uso desse pequeno objeto só se consolidou cada vez mais até chegar os dias de hoje onde já temos o cartão de crédito virtual.