Como solicitar o benefício ID Jovem

O Governo Federal já criou diversos benefícios para auxiliar a população em diversas área, sendo a maioria desses benefícios para grupos de pessoas que não possuem uma receita de família muito alta ou que a renda familiar é baixa e diversas outras características que variam de acordo com o programa.

Entre estes programas está o ID Jovem, talvez você tenha o direito de solicitar e não sabe e está perdendo diversos benefícios proporcionados pelo programa. Neste artigo, vamos mostrar o que é o programa, quem tem direito, como solicitar, benefícios e diversas outras informações importantes.

Foto: (reprodução/internet)

O que é o ID Jovem?

O programa foi criado em 2016 para auxiliar jovens de 15 a 29 anos que possuem um renda mensal familiar mais baixa. Entre os seus benefícios está meia entrada em show/cinema, gratuidade em viagens interestaduais de transporte coletivo e diversas outras vantagens que vão ser mostradas abaixo.

Quem pode solicitar?

Como dito anteriormente, o programa é destinado para jovens de 15 a 29 anos. Para solicitar é necessário estar inscrito no Programa Cadastro Único do Governo Federal com todas as informações atualizadas dos últimos 24 meses é destinado para a família com renda de até dois salários mínimos.

Além disso, ao realizar o cadastro você precisa ter o Número de Identificação Social (NIS) em mãos. Vale ressaltar que para solicitar o ID Jovem não é necessário o solicitante ser estudante. Outro fator interessante é o fato de que este documento é diferente do ID Estudante que é voltado para os estudantes.

Foto: (reprodução/internet)

CONFIRA MAIS: BIP: Confira o novo programa do governo para os trabalhadores informais

Benefícios e vantagens

Adquirindo este cartão, as vantagens são diversas e talvez você nem saiba tudo que é possível acessar com ele. Com ele, você terá direito à meia-entrada em cinemas, teatros, eventos artísticos, culturais, esportivos e diversos outros.

Além disso, com o ID Jovem você também tem a possibilidade de viajar gratuitamente entre estados, aliás, por viagem, são reservadas duas vagas gratuitas em cada veículo sendo ele comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros​​, assim, essas vagas gratuitas são reservadas para essa classe de pessoas.

Para os que são estudantes, com o ID Jovem é possível fazer e solicitar a carteira estudantil digital de forma gratuita.