Como a tecnologia impacta as funções do CMO (Chief Marketing Officer)

Os profissionais de marketing, principalmente os CMO’s (Chief Marketing Officer) da empresas devem estar atentos em relação a tecnologia e quais tecnologias irão melhorar ou mudar. Aliás, o que isso afeta no seu desempenho.

É quase impossível dizer que a tecnologia não impacta na receita de uma empresa. Bem antes da pandemia acontecer, os profissionais de marketing mais experientes entenderam que a tecnologia social e digital teria um papel significativo em acompanhar o ritmo de seus clientes e ecossistemas.

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Interesses dos clientes e os instrumentos certos

Os dados são a chave para desvendar os desejos e necessidades exclusivos de seus clientes como diretor de marketing. Com esses insights em mente, os profissionais de marketing podem fazer escolhas mais inteligentes e informadas sobre quais ferramentas darão suporte e excederão as necessidades dos clientes.

Por exemplo, a tecnologia permitiu ao CFA Institute mapear o conteúdo que os membros realmente queriam. Como resultado, foi-se incorporado tópicos de hot  fintech como inteligência artificial (IA), aprendizado de máquina (ML), ciência de dados e blockchain nas ofertas de aprendizado para fornecer a profundidade de conhecimento.

Por meio de pesquisas regulares com os membros, foi possível entender melhor e atender aos desejos em tempo real dos clientes. É importante notar que nem todas as mudanças tecnológicas precisam ser ferramentas massivas e direcionadas, e soluções simples, como melhorias em sites, podem ser eficazes na construção de fortes conexões com os clientes.

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A importância das mídias sociais

A mídia social deve ser a melhor amiga de todo profissional de marketing. Por quê? Além do fato de que três bilhões de pessoas em todo o mundo usam a mídia social, ela permite que você se conecte e interaja com os clientes onde eles já estão.

Com os CMOs alocando mais de seus orçamentos de marketing para acompanhar o aumento do uso da mídia social, os profissionais de marketing estão em uma posição privilegiada para torná-la uma prioridade.

Além disso, a autenticidade nas redes sociais é tudo. Muitos CMOs são frequentemente considerados a cara de sua marca. Quando clientes e parceiros conhecem a pessoa por trás de sua marca, é muito mais provável que haja lealdade e confiança.

Para que a mídia social realmente funcione, você deve integrá-la ao seu fluxo de trabalho diário. A mídia social não é mais apenas parte do mix de marketing. É realmente o ponto de conexão entre sua marca e o público que você está tentando alcançar.

Com a mentalidade certa, as ferramentas e os planejamentos certos, a mídia social pode ajudá-lo a se tornar mais visível, ganhar participação de voz e interagir com os clientes diariamente. Aliás, todo CMO busca essa oportunidade de crescimento.

Concluindo

Uma das coisas mais importantes que os CMOs podem fazer é permanecer ágil, enxergar e abraçar a tecnologia digital. A pandemia COVID-19 forçou a transformação digital a acontecer da noite para o dia.

Os CMOs devem ajustar sua mentalidade e práticas de trabalho para alcançar um papel mais colaborativo e trabalhar com as equipes para abraçar mudanças rápidas e aliviar quaisquer preocupações.

Os consumidores agora estão interagindo com as marcas de maneiras diferentes e estão encontrando valor nos canais digitais mais do que nunca.

À medida que a sociedade continua a aprofundar sua conexão com a tecnologia e dispositivos, a capacidade dos CMOs de fornecer experiências futuras encontrará o equilíbrio perfeito entre tecnologia e humanidade.

É claro que o papel do CMO está se tornando muito mais sobre trazer para a mesa do que apenas uma mentalidade de marketing tradicional.

Ao navegar e entender que a experiência do cliente está cada vez mais digital, social e onipresente, os CMOs a partir de agora têm uma oportunidade valiosa para redefinir seu lugar como Chief e traçar seu próprio caminho criativo, mas informado em direção ao crescimento e inovação contínuos.

Traduzido e adaptado por Tudo Dicas

Fonte: Clickz