5 dicas para aproveitar ao máximo sua viagem

Montar um roteiro de viagem não é uma tarefa fácil. É necessário, por exemplo, definir o orçamento, verificar as dicas sobre o destino e suas atrações, pesquisar o valor da hospedagem e do meio de transporte.

Isso requer um bom conhecimento do seu percurso e um espírito aventureiro para explorar os contatos e fontes disponíveis. Se você é um mochileiro ou apenas quer fazer uma viagem planejada, confira dicas incríveis para criar um roteiro de viagem completo, antes, durante e depois da viagem.

Foto: (reprodução/internet)

1. Faça uma pesquisa sobre o destino

Já decidiu qual será o destino? Mãos à obra!Comece a fazer uma pesquisa ampla para ser útil antes e durante a sua viagem.

Isso envolve criar uma lista com as atrações principais, melhor época para viajar, eventos programados, valores de hotéis ou pousadas, passagens aéreas ou de ônibus, ler depoimentos de outros viajantes em sites populares como o TripAdvisor, Melhores Destinos, Google Maps, e nos grupos do Facebook.

Por exemplo, basta digitar na busca “Férias em Fortaleza”, que o buscador mostrará nos resultados de pesquisa, um item chamado planejar uma Viagem, com o guia de viagem de Fortaleza, a média de valores da diária de hotéis na cidade e os pontos de interesse. Registre tudo o que achar interessante.

Foto: (reprodução/internet)

2. Utilize seus contatos

Tem contato com pessoas que já viajaram de férias para o destino ou que moram neste destino? Aproveite para aprender com eles.

Pergunte sobre a experiência, as impressões, dicas para quem vai visitar pela primeira vez e indicações de atrações turísticas.

CONFIRA TAMBÉM: Site com ferramentas para viagens econômicas

3. Organize os itens principais

A documentação é um dos itens mais importantes da viagem, principalmente em viagens internacionais. No momento da pesquisa, verifique quais precisará providenciar.

Confira se está com todas as vacinas em dia, veja os tipos de roupas recomendadas e itens indispensáveis, tais como protetor solar, repelentes, kit de primeiros socorros, entre outros.

Faça um checklist e confira quando estiver organizando sua mala.

4. Durante a viagem, faça registros em seu diário de bordo

O diário de bordo é um instrumento utilizado pelos navegantes para registrar os acontecimentos importantes do trajeto.

Ele também pode ser usado para criar um diário de viagem. Uma sugestão é fazer o registro em seu celular, usando um aplicativo como o Evernote para tomar notas, um gravador ou um simples caderno.

5. Depois da viagem: reúna as informações e compartilhe!

muito o que fazer após a sua chegada. Principalmente se você quiser compartilhar os seus registros em um blog ou fazer a seleção das melhores fotos para postar nas redes sociais. Mas procure descansar antes.

Lembre-se, caso tenha algum mal-estar ou outros sintomas, procure o serviço de saúde mais próximo de sua residência, e só depois, confira seu diário de bordo com calma, organize todas as suas dicas e impressões sobre a viagem e compartilhe!

Conclusão

Para os apaixonados por planejamento, este roteiro será um guia inesquecível. Com ele, é possível aproveitar melhor a estadia em um determinado ponto turístico ou em todos os pontos de interesse da cidade escolhida.

Há aqueles que seguem o roteiro fervorosamente, já outros, optam por visitar e fazer atividades diferentes!

É claro que nem sempre as coisas vão sair como planejado, então, não se desespere, apenas curta os passeios, registre tudo e fique atento ao orçamento.

No início pode ser desafiador e, até mesmo, complicado. Mas à medida em que for fazendo os registros, verá que é uma tarefa prazerosa que contribui para sua organização.

Ter um roteiro predefinido ajuda a curtir melhor e a prevenir problemas que poderiam ser evitados.