3 dicas para usar o cartão de crédito como um aliado

Assim que começamos a entrar no mundo das finanças quando, lidamos com vários termos e coisas novas que não conhecíamos antes. Pouco a pouco somos apresentados a novos meios de pagamento e um deles é o cartão de crédito.

Por mais que talvez desde criança sabemos o que é um cartão de crédito, só depois entendemos como de fato ele funciona, suas regras e tudo que envolve usá-lo. A ideia de comprar algo agora e pagar só depois parece muito tentadora, principalmente quando podemos dividir o valor de uma compra.

Foto: (reprodução/internet)

Antes, alguns alertas

O perigo mora exatamente nessas coisas ditas no começo do texto: achar que uma hora a fatura não chega. Nós até sabemos que a conta chega, mas não damos muita atenção e cuidado na hora de usar o cartão.

Se não sabemos usar o cartão de crédito, o risco é catastrófico na nossa vida financeira: podemos perder casa, carro, ficar com nome sujo em instituições de crédito e muitas outros desastres.

Porém, podemos usá-lo como nosso aliado e dar uma upgrade na nossa vida financeira de forma gigante. Para auxiliar você nisso, neste artigo vamos apresentar 3 dicas importantes para você usar o cartão de crédito de forma consciente e fazer com que ele te beneficie.

Foto: (reprodução/internet)

VEJA MAIS: O cartão da Nubank realmente vale a pena?

1. Planejamento financeiro

Antes de tudo, independente de ter cartão de crédito ou não, você precisa planejar as suas entradas e saídas financeiras. Caso você não tenha essa planejamento, é muito difícil fazer o balanceamento do tanto dinheiro que você ganha e o tanto que gasta.

Para isso, aconselhamos você a abrir uma planilha e colocar todo o valor que você ganha e o tanto que você gasta, especificando com o que você gastou ou deixou de gastar.

Deixe sempre os gastos fixos (aluguel; conta de luz, internet, água e etc; parcela do carro e afins) como principal e vá colocando os gastos variáveis (como, por exemplo, o gasto não planejado que teve para trocar o pneu de carro).