Consultar placa do carro no Detran – Saiba como

Todo carro que é importado para o Brasil necessita ser emplacado. O órgão responsável por esse serviço em todo o território é o Detran.

Não só importado, mas todo carro que está no Brasil (tanto importado como fabricado aqui mesmo) necessita do emplacamento correto feita pelo DETRAN. Além disso, todo veículo emplacado possui sua própria placa, nenhuma é igual a outra. A placa é o número de identificação do veículo.

Foto: (reprodução/internet)

Funções do Detran

Cada estado do Brasil e o Distrito Federal tem o seu próprio DETRAN que opera diversos serviços. De acordo com o próprio órgão, aqui está algumas competências referente a eles:

  • Controlar todo o processo de aperfeiçoamento, formação e outros de condutores
  • Executar toda e qualquer ação de inspeção em relação às condições de segurança do veículo
  • E muitas outras competências exigidas do órgão

Além do DETRAN, existem muitos outros órgãos de trânsito como o CONTRAN, DENATRAN, CETRAN, CONTRANDIFE e outros que estão todos de baixo de um único sistema: o Sistema Nacional de Trânsito (SNT).

Foto: (reprodução/internet)

CONFIRA TAMBÉM: Solicitar Financiamento de Veículos no Santander – saiba como!

Porém, vamos nos concentrar somente no DETRAN e explicar como consultar a placa do seu veículo de forma fácil e simples.

Consulta da placa

Todo veículo registrado no Detran possui um registro único composto por letras e números (número de identificação) que é gravado na placa do veículo. Caso haja repetição de placa, há uma ilegalidade nisso e a situação precisa ser resolvida.

Para isso, basta entrar na página oficial do Detran (do estado brasileiro que o seu veículo está registrado) e ir em “Débitos do veículo” e colocar o código da placa e o RENAVAM.

Com isso, é possível consultar:

  • Modelo/marca do carro
  • Ano de fabricação
  • Licenciamento

Para acessar as informações do IPVA, basta acessar o site da Secretaria de Economia do seu estado.

Carteira Digital de Trânsito

Além disso, atualmente está disponível nas lojas de aplicativo a Carteira Digital de Trânsito, em que é possível cadastrar sua CNH e ter acesso à ela de forma digital

No aplicativo é possível conferir infrações de trânsito cometidas, situação do IPVA e é possível usá-lo como documento do carro caso necessário.

Baixe o aplicativo e registre sua CNH e o documento do seu veículo para ter acesso a todos os dados.

Mais informações

Caso ainda tenha alguma dúvida ou queira saber de informações extras, acesse o site do detran do seu estado nessa lista e tire todas as suas dúvidas.