Como Consultar de Graça Seu CPF na SERASA

Nós usamos CPF para bastante coisa, como por exemplo, registrar-se em algum site do governo, fazer compras no mercado e em infinitas outras ocasiões. O CPF (Cadastro de Pessoa Física) é um número de registro único que nos identifica e rastreia muitas ações nossas, por isso, é muito importante usá-lo com precaução.

Aliás, ele também é usado para registrar nossa situação financeira nas instituições de proteção ao crédito (Serasa e SPC são os principais), grande parte de compras, cadastros em bancos, empréstimos e muitas outras coisas dependem de como está o seu score no SERASA.

Foto: (reprodução/internet)

Para o que serve o CPF

Para exemplificar, quando pagamos corretamente a fatura do cartão de crédito, pagamos um empréstimo no prazo delimitado (caso tenha solicitado algum empréstimo) e outras ações como essa, o score (pontuação) se mantém boa, ótima ou excelente, depende da sua situação.

Agora, cada vez mais que deixamos de pagar uma fatura de cartão de crédito, deixamos juros acumularem e quase tudo que acarrete em dívida em alguma instituição, o score vai diminuindo cada vez mais, o que chamamos de “sujar o nome“.

Talvez você nem saiba como está sua situação no SERASA, porém, neste artigo vamos te ensinar a consultar o seu CPF de forma gratuita e assim você conseguirá checar seu estado financeiro.

Foto: (reprodução/internet)

VEJA TAMBÉM: Consultar CNPJ Gratuitamente Online

Consulte seu CPF pelo SERASA

Antes de mostrar o passo a passo, é importante dizer que muitas empresas e instituições oferecem esse tipo de serviço cobrando alguma espécie de taxa, mas é possível você mesmo consultar seu CPF de forma gratuita nas instruções a baixo.

Pelo próprio site do Serasa Consumidor é possível fazer esse serviço. Para acessar o site é necessário ter um cadastro.

Caso você não tenha cadastro na plataforma, basta inserir todos os dados pedidos e pronto, está cadastrado sua conta no Serasa Consumidor.

Se você já possui o cadastro na plataforma, basta colocar seu CPF e sua senha, quando o acesso for concedido, vai ser possível ver todas as informações e dados necessários e você vai ver direto o seu score atual.

Faixas de score e aplicativo do SERASA

Quanto mais baixo for seu score, mais difícil conseguir serviços de créditos e vários outros tipos de benefícios.

Inclusive, há 4 faixas de score que vai de 0 até 1000:

Ruim: 0 – 399

Baixo: 400 – 599

Bom: 600 – 799

Excelente: 800 – 1000

Há alguns aspectos que constituem seu score sendo eles:

Histórico financeiro – para esse processo, é feita uma análise nos pagamentos feitas no crédito dos últimos 12 meses e o o seu histórico de dívidas que é enviada pelos credores.

Consultas em seu nome – sempre que uma empresa consulta seu CPF ou registra uma dívida no seu nome, essa ação é registrada no SERASA

Compromisso com crédito – são avaliados todos os compromissos e contratos de crédito que você realizou nos últimos 12 meses como financiamento, limite de cartão de crédito, empréstimo ativo e outros.

Evolução da saúde financeira – quanto mais nova é uma pessoa, mais nova é sua relação com o mercado financeiro. É muito importante construir um bom histórico de crédito com as entidades financeiras para que ao longo da vida seja mais fácil conseguir benefícios de crédito.

Além disso, é possível facilitar mais ainda sua vida baixando o aplicativo Serasa Experian, assim, é possível fazer todas essas consultas mencionadas a cima tudo pela palma da sua mão!