Veja como se aposentar por idade pela Previdência Social

A aposentadoria é um benefício que todos os trabalhadores aguardam, mas é preciso conhecer os critérios e as regras para aposentadoria por idade. Pensando nisso, preparamos um material exclusivo para te ajudar e te deixar por dentro de tudo da Previdência Social.

Para conseguir sua aposentadoria por idade mínima, além de atingir a idade necessária, você também precisa cumprir outros requisitos. De acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a idade necessária para pedir sua aposentadoria é de 60 anos para mulheres e 65 para homens. 

Imagem: (reprodução/internet)

Requisitos e Exceções 

É necessário uma atenção especial, pois com a Previdência Social, a idade estabelecida para as mulheres é de 62 anos, as idades citadas anteriormente valem para trabalhadores que completaram até 2019. Requisitos também precisam ser cumpridos, além da idade é exigido um tempo de contribuição. 

Logo, o trabalhador precisa ter 15 anos de contribuição mínima. Após a reforma, os homens precisam contribuir ao menos 20 anos. É importante ressaltar que a contribuição precisar constar na CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), caso o trabalhador seja autônomo um contribuinte individual, através do pagamento mensal da Previdência Social. 

Você receberá a orientação de um advogado previdenciário, além do INSS também disponibilizar uma calculadora virtual, que faz a soma de todas as suas informações. Assim, é verificado, os critérios da aposentadoria que foram cumpridos e o que falta para ser segurado. 

Imagem: (reprodução/internet)

CONFIRA MAIS: Descubra tudo sobre aposentadoria por invalidez 

Solicitação

Quer solicitar seu pedido de aposentadoria ao Instituto Nacional do Seguro Social? Para isso, não será necessário que você se dirija até uma agência. Basta acessar esta plataforma que está disponível para computador ou celular. Depois, siga o passo a passo: 

  • Escolha a opção “Agendamentos/Solicitações”;
  • Clique em  “Novo requerimento”;
  • Procure por “Aposentadoria”;
  • Responda as perguntas feitas pelo sistema;
  • Clique em “Anexos” para incluir seus documentos;
  • Busque pela unidade do INSS mais próxima de você e agenda sua perícia;
  • Pronto, finalize o pedido.

Aposentadoria sem contribuição

Uma dúvida comum, diz respeito à concessão de aposentadoria para aqueles nunca contribuiu com o INSS. Por isso, é destacar que não há essa possibilidade, acontece que muitas pessoas confundem os termos aposentadoria do INSS e o “Benefício de Prestação Continuada (BPC)”, que também é pago pela instituição. Veja a diferença:  

Aposentadoria: benefício previdenciário, que exige número mínimo de contribuições mensais e uma idade permitida para a solicitação do benefício. BPC/LOAS: benefício assistencial, não exige o pagamento de contribuições, pago às pessoas carentes com baixa renda, sejam idosas com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência. 

Logo, veja quem pode pedir o BPC: 

  • Benefício por idade para idosos com mais de 65 anos;
  • Pessoa com deficiência. 

É preciso comprovar que recebe até 1/4 de salário mínimo (R$ 1.100,00) por pessoa; não receber outro benefício e possuir inscrição no CadÚnico. Atenção com as regras novas e não as confunda com a regra antiga, saiba mais sobre o regime geral de previdência social no site