O Cartão Cidadão foi criado nos anos 2000 pelo Governo Federal em parceria com a Caixa Econômica, com o objetivo de unificar as contas de cidadãos para o pagamento de benefícios sociais e trabalhistas estabelecidos em lei.
Apesar de ter mais de 20 anos de existência, essa ferramenta ainda é desconhecida por muitos brasileiros. Se você é um deles ou tem dúvidas sobre como consultar saldos e/ou emitir senha, continue lendo.
Lembrando que o Cartão do Cidadão é de uso pessoal e intransferível. Previna-se de roubos e golpes, não compartilhe seus dados.
Quem tem direito ao Cartão Cidadão?
Todo brasileiro que tem direito aos benefícios trabalhistas e/ou sociais e não possuem contas na Caixa Econômica podem solicitar o Cartão. Com ele, você pode sacar FGTS, Abono Salarial, Seguro-Desemprego e o Bolsa Família.
Se você já tem uma conta individual, corrente e/ou poupança na Caixa, seu benefício pode ser pago diretamente na conta, sem a necessidade de emitir o Cartão Cidadão. Lembre-se de manter seus dados atualizados, como o endereço e telefone para contato.
Acesse o site da Caixa ou baixe o aplicativo disponível para celular, para usuários de Android e iOS, se quiser consultar seus saldos e extratos do FGTS ou rendimentos do PIS, e também para saber se tem direito ao Abono Salarial e ao Seguro-Desemprego.
Como emitir o Cartão do Cidadão?
Como explicamos no tópico acima, o Cartão Cidadão é destinado para quem tem direito a algum benefício social e/ou trabalhista e não tenha conta na Caixa.
Se esse é seu caso, você deve solicitar o Cartão do Cidadão pelo telefone 0800 726 0207, na opção Atendimento Caixa ao Cidadão, ou se dirigir a qualquer agência da Caixa (Saiba onde encontrar a mais próxima de você clicando neste link).
Você pode verificar seu saldo disponível mesmo antes de emitir e/ou receber seu Cartão do Cidadão pela internet, por meio do Portal do Trabalhador, no site oficial da Caixa.
Se esse for o seu primeiro acesso, será necessário fazer um rápido cadastro com CPF e senha. Se preferir consultar o saldo pelo telefone é só ligar no 0800 726 0207, entre as 10h e 18h.
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Tenho o cartão, mas não tenho a senha! O que faço?
Assim que receber seu Cartão Cidadão você terá que cadastrar uma senha de seis dígitos para ter acesso ao saque, consulta e demais serviços relacionados. Para isso, vá até os terminais de autoatendimento da Caixa, em unidades Lotéricas, em pontos de atendimento, agências e correspondentes Caixa Aqui.
Ter uma senha é garantir a segurança dos seus dados e do seu benefício, por isso não compartilhe essa informação.
Você pode solicitar sua senha diretamente em uma das agências da Caixa. Nessa opção, não é obrigatória a apresentação do Cartão do Cidadão, apenas apresente algum documento oficial com foto.
Caso você queira cadastrar sua senha em uma lotérica, ligue para 0800 726 0207 (Atendimento Caixa ao Cidadão) e se dirija a unidade mais próxima, levando seu Cartão Cidadão e um documento oficial com foto, como, por exemplo:
- Carteira de identidade
- Carteira Nacional de Habilitação – documento com foto, mesmo que esteja fora do prazo de validade, ou versão digital
- Carteira profissional (Ex.: OAB, CRM, etc.)
- CTPS – modelo informatizado
- Carteira funcional
- Identidade militar
- Passaporte
Fique atento, pois se você errar sua senha muitas vezes na hora de um saque seu cartão será bloqueado. Para fazer o desbloqueio procure uma agência da Caixa ou Lotérica. Não é possível realizar esse procedimento pela internet ou por telefone.