Como consultar o Cartão Cidadão

O Cartão Cidadão foi criado nos anos 2000 pelo Governo Federal em parceria com a Caixa Econômica, com o objetivo de unificar as contas de cidadãos para o pagamento de benefícios sociais e trabalhistas estabelecidos em lei.

Apesar de ter mais de 20 anos de existência, essa ferramenta ainda é desconhecida por muitos brasileiros. Se você é um deles ou tem dúvidas sobre como consultar saldos e/ou emitir senha, continue lendo.

Foto: (reprodução/internet)

Lembrando que o Cartão do Cidadão é de uso pessoal e intransferível. Previna-se de roubos e golpes, não compartilhe seus dados.

Quem tem direito ao Cartão Cidadão?

Todo brasileiro que tem direito aos benefícios trabalhistas e/ou sociais e não possuem contas na Caixa Econômica podem solicitar o Cartão. Com ele, você pode sacar FGTS, Abono Salarial, Seguro-Desemprego e o Bolsa Família.

Se você já tem uma conta individual, corrente e/ou poupança na Caixa, seu benefício pode ser pago diretamente na conta, sem a necessidade de emitir o Cartão Cidadão. Lembre-se de manter seus dados atualizados, como o endereço e telefone para contato.

Foto: (reprodução/internet)

Acesse o site da Caixa ou baixe o aplicativo disponível para celular, para usuários de Android e iOS, se quiser consultar seus saldos e extratos do FGTS ou rendimentos do PIS, e também para saber se tem direito ao Abono Salarial e ao Seguro-Desemprego.

Como emitir o Cartão do Cidadão?

Como explicamos no tópico acima, o Cartão Cidadão é destinado para quem tem direito a algum benefício social e/ou trabalhista e não tenha conta na Caixa.

Se esse é seu caso, você deve solicitar o Cartão do Cidadão pelo telefone 0800 726 0207, na opção Atendimento Caixa ao Cidadão, ou se dirigir a qualquer agência da Caixa (Saiba onde encontrar a mais próxima de você clicando neste link).