Confira como emitir a Carteira do Idoso e os benefícios

Você sabe o que é a Carteira do Idoso?  A Carteira da Pessoa Idosa é um documento para pessoas idosas que garante o acesso a passagens interestaduais em transportes rodoviários, ferroviários e aquaviários de forma gratuita, ou com um desconto de no mínimo 50%, de acordo com o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/03).

Este benefício é para todos os idosos com idade acima de 60 anos que a renda não ultrapasse 2 salários mínimos. Além disso, a pessoa idosa precisa estar inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Confira agora, todas as informações para entender sobre este benefício. 

Foto: reprodução/internet

Solicitação

Para solicitar o documento é necessário ter o Número de Identificação Social (NIS)e o número de credenciamento no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal. Em caso do idoso não possuir o NIS, basta se dirigir até um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou até um posto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 

E se o idoso já tiver o NIS ele só precisará solicitar a carteira em um órgão de assistência social em seu município ou no Cras. Preste atenção as datas, a Carteira do Idoso só pode ser solicitada 90 dias após a data do credenciamento ou após a atualização dos dados no Cadastro Único.

 Além do mais, a carteira leva até 120 dias para ficar totalmente pronta, por isso, caso o idoso precise viajar com urgência, pode ser fornecida uma declaração que conterá as mesmas informações da carteirinha. 

Foto: reprodução/internet

CONFIRA MAIS:  Confira como solicitar e ver se você tem direito ao benefício do Cadastro Único

Requisitos

 A comprovação de renda pode ser realizada através dos seguintes documentos, listados abaixo: