Como se cadastrar no Programa Brasil Carinhoso

O Brasil Carinhoso é um programa que nasceu na gestão da presidente Dilma Rousseff. É um programa do Governo Federal, que integra o Bolsa Família e tem como objetivo principal, beneficiar as famílias que possuem crianças com idade máxima de 4 anos e se encontram em situação de pobreza extrema

Logo, o programa transfere automaticamente recursos financeiros para auxiliar nas despesas de manutenção e desenvolvimento da educação infantil. Por isso, contribui com as ações de cuidado integral, segurança alimentar e nutricional e ainda garante acesso e permanência da criança na educação infantil. 

Foto: reprodução/internet

Valores do Programa Brasil Carinhoso

O valor fornecido pelo Brasil Carinhoso varia de acordo com a renda mensal de cada família, porém, o programa trabalha com um benefício-base de pelo menos R$ 32. No entanto, quantia exata só é determinada a partir da análise das características da família que será beneficiada.

Quando aprovada, a parcela do Brasil Carinhoso é adicionada ao recurso pago pelo Bolsa Família. Para que assim, as famílias beneficiadas recebam os dois pagamentos na mesma data. Não se preocupe, no próprio extrato é possível consultar os valores de cada programa.

As transferências aos municípios e ao Distrito Federal são realizadas em duas parcelas. O valor é calculado com base em 50% do valor anual mínimo por matrícula em creche pública ou conveniada, em período integral e parcial,  valores definidos para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Foto: reprodução/internet

LEIA TAMBÉM: Veja quem tem direito e como solicitar o Vale Gás

A quem se destina?

Este auxílio é destinado aos alunos de zero a 48 meses que estão matriculados em creches públicas ou conveniadas com o poder público e suas famílias recebem o benefício do Programa Bolsa Família. E o auxílio é destinado as famílias brasileiras que apresentam, renda inferior a R$ 70 por pessoa têm direito ao benefício. 

Como receber o benefício

Como o benefício do Brasil Carinhoso é pago junto com o Bolsa Família, ele pode ser sacado com o mesmo cartão. Para saber quando você vai receber, basta consultar o calendário do Bolsa Família e conferir com o número do NIS (Número de Identificação Social).

Abaixo, alguns locais em que você pode receber o Bolsa Família juntamente com o Brasil Carinhoso:

  • Casas lotéricas.
  • Agências da Caixa Econômica Federal.
  • Caixas eletrônicos da Caixa.
  • Unidades do Caixa Aqui.

Realização do cadastro no programa Brasil Carinhoso

Para receber o benefício do Brasil Carinhoso, primeiramente é solicitado que a família precisa se cadastre no Cadastro Único. Porém, os critérios para participar do programa são os mesmos utilizados pelo Bolsa Família.

A principal diferença, é que não existe um cadastro específico, único e exclusivo para entrar no Brasil Carinhoso. Quando a família se inscreve no CadÚnico, o próprio sistema já identifica se ela cumpre os requisitos necessários para entrar no programa.

Não se preocupe, caso sua família seja aprovada, vocês vão receber um aviso já no extrato do Bolsa Família, que indicará o valor disponibilizado pelo Brasil Carinhoso a ser destinado as despesas de manutenção e desenvolvimento na educação infantil das crianças da sua família.